Concurso “A Bolacha do Centenário” celebra 100 anos da Casa do Pão de Ló de Alfeizerão

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Mariana Ferreira, aluna do Curso de Gestão e Produção de Pastelaria e Padaria da Escola de Hotelaria e Turismo do Oeste, foi a vencedora do concurso “A Bolacha do Centenário”, promovido pela Casa do Pão de Ló de Alfeizerão para assinalar os seus 100 anos.

A bolacha “Segredo do Convento”, inspirada nos doces conventuais e no tradicional pão de ló de Alfeizerão, foi feita com farinha de amêndoa e recheio de doce de ovos, conquistando o júri pela delicadeza e ligação às raízes da casa.

A vencedora recebeu um prémio de 500 euros e verá a sua criação comercializada como produto comemorativo do centenário.

O concurso decorreu no dia 15 de dezembro na Escola de Hotelaria e Turismo do Oeste e desafiou todos os alunos a explorarem criatividade, inovação e espírito empreendedor

A tradição atribui a origem do pão de ló de Alfeizerão ao Mosteiro de Santa Maria de Cós, fundado no século XII por D. Fernando, abade de Alcobaça e Cós.

Durante o início do século XIX, algumas freiras terão buscado refúgio em Alfeizerão, transmitindo a receita a senhoras da região.

Para além de Mariana Ferreira, participaram no concurso ainda Carina Silva com a bolacha “Centenária de Alfeizerão”, Beatriz Valverde com “Fantasmas de Amêndoa, Laranja e Canela”, Carolina Valadas com “Cookie Mesclada”, Maria Gomes, com “Biscoitos de Chá”, Duarte Gonçalves com “Bolacha de Alfeizerão”, Nicolau Beja com “Beijinho de Limão”, Tiago Silva com “Cookies de Chocolate” e Afonso Gomes com “Bolachas de Maçã e Canela”.

O júri contou com Helena Franco, por Helena Franco, proprietária da Casa do Pão de Ló de Alfeizerão, os chefs Ricardo Ferreira e Luís Tarenta, e ainda Célia Antunes e Daniel Pinto.

O concurso pretendeu celebrar um século de história da Casa do Pão de Ló de Alfeizerão, reforçando a ligação entre tradição, inovação e os novos talentos da gastronomia regional.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Homem detido por atos exibicionistas perante mulher e menor

Um homem de 58 anos foi surpreendido pela PSP das Caldas da Rainha no momento em que praticava atos de natureza exibicionista perante uma mulher que se encontrava acompanhada pelo seu filho menor, de 9 anos, na área de restauração de um espaço comercial da cidade, no dia 22 de dezembro, pelas 19 horas.

Gravação áudio ajudou a condenar homem por violência sobre companheira

O Tribunal da Relação de Coimbra (TRC) confirmou a decisão do Tribunal de Peniche que condenou um homem a uma pena suspensa de dois anos e dez meses de prisão por um crime de violência doméstica agravado sobre a companheira, estrangeira, para além de ser obrigado ao pagamento de uma indemnização de 1500 euros pela dor, sofrimento e humilhação provocados.

Rio galga margens e inunda casas em São Martinho do Porto

A chuva intensa em dezembro fez um afluente do rio Tornada galgar as margens e causar inundações em terrenos agrícolas, impedindo acessos a casas e afetando garagens e pátios na zona dos Medros, à entrada da vila de São Martinho do Porto, o que provocou a reação indignada dos moradores, que se queixaram da falta de capacidade de resposta dos meios de socorro, insuficiente para tantos alertas.