O carro do ex-concorrente da Casa dos Segredos, da TVI, foi encontrado submerso a seis metros de profundidade, na Praia do Norte, na Nazaré, mas o jovem brasileiro, de 26 anos, que se encontra desaparecido desde a madrugada de 31 de dezembro, não foi localizado.
Buscas feitas por uma equipa de seis mergulhadores forenses da Polícia Marítima detetaram na passada quinta-feira a viatura no fundo do mar, informou a Autoridade Marítima Nacional (AMN).
As operações, junto ao forte de São Miguel Arcanjo, tiveram início na sequência de um alerta da PSP, às 08h50 do primeiro dia do ano, a informar que se encontravam destroços de uma viatura junto àquele local, miradouro privilegiado das ondas gigantes da Praia do Norte.
O carro passou, de alguma forma, a barreira instalada na estrada entre o Sítio da Nazaré e o forte, e verificou-se a existência de estacas derrubadas e destroços do carro, que caiu pela falésia, em circunstâncias que se desconhecem.
Após o alerta foram de imediato ativados cinco tripulantes da estação salva-vidas da Nazaré, com embarcação semirrígida e mota de água, e quatro elementos e duas viaturas do comando local da Polícia Marítima da Nazaré em terra, que, quando chegaram ao local, constataram que existia uma forte probabilidade de a viatura estar dentro de água, tendo sido mobilizado o grupo de mergulho forense da Polícia Marítima, com seis elementos, que efetuou buscas subaquáticas.
A AMN acrescenta que os mergulhadores detetaram a viatura submersa a seis metros de profundidade e constataram que não se encontrava ninguém lá dentro, nem na área circundante. Contudo, foi encontrado um casaco do jovem.
Nos dias seguintes, devido às condições oceanográficas foi apenas feita a monitorização da costa via marítima pelo semirrígido da Estação Salva-vidas da Nazaré e via terrestre por elementos da Polícia Marítima para controlar o eventual aparecimento do corpo.
A Capitania do Porto da Nazaré informou que durante o fim de semana não seriam realizados mergulhos por não estarem reunidas condições de segurança e neste domingo anunciou que as buscas seriam interrompidas, passando a ser feitas a partir de segunda-feira no âmbito das ações diárias de patrulha efetuadas pela AMN.
Foi acionado apoio psicológico da Polícia Marítima, a prestar à família de Maycon Douglas, residente na Nazaré, para onde veio do Brasil aos quatro anos.
O alerta para o desaparecimento de Maycon Douglas foi deixado nas redes sociais por amigos próximos, indicando primeiro que não era visto desde as 05h00 do último dia do ano, depois de ter estado numa festa num bar da vila.
Foi referido num apelo a quem pudesse saber do seu paradeiro a roupa que usava: uma camisola verde e calças de ganga. Depois foi acrescentada a informação sobre o seu carro, nomeadamente marca, cor e matrícula.
Foram divulgados vários números de telemóvel e o telefone da esquadra da Nazaré da PSP, para a transmissão de quaisquer dados que pudessem levar à sua localização.
Também conhecido por Juicy Rasta, devido ao seu cabelo em rastas, o jovem tinha deixado uma mensagem no seu instagram sobre o novo ano, horas antes do seu desaparecimento: “2025 foi intenso. Aprendeu-se muito, viveu-se mais ainda. Uma das datas com mais significado para mim é o Ano Novo…porquê? Não sei. Talvez aquela sensação de recomeço, mesmo sabendo que, no fundo, está tudo igual. A quem duvidou: os cães ladram…a quem apoia desde sempre: isto só faz sentido convosco. 2026 é visão, disciplina e consistência. Bom ano, família”.
Por outro lado, um dos desejos de Maycon Douglas para 2026 era fazer uma viagem com a mãe até ao Brasil, segundo tinha revelado num vídeo partilhado no Tiktok.
Palavras que não faziam antever um desaparecimento premeditado, pelo que todos os cenários estão em aberto.
O ex-concorrente da penúltima edição da Casa dos Segredos não chegou à final do reality show da TVI, mas tornou-se popular pela sua prestação no concurso, apesar das polémicas de traições de amor. Contudo, até a sua ex-namorada, Renata Reis, outra concorrente do programa, partilhou o apelo sobre o seu desaparecimento.
Instrutor de skate, Maycon Douglas era animador de festas de música eletrónica, hip hop e funk. Tinha marcada a presença numa festa em Quarteira, no Algarve, na última noite do ano.
Desaparecimento misterioso
O mistério à volta do seu desaparecimento adensa-se e os muitos comentários sobre o assunto apontam para várias hipóteses.
Há muitas perguntas sem resposta. Começando pelo facto do seu desaparecimento ter sido divulgado em menos de doze horas da última vez em que foi visto. A menção, num curto espaço de tempo, de que estava desaparecido, leva por exemplo a perguntar como se chegou a essa conclusão.
Depois, quando se declara que um grupo de amigos foi à procura de Maycon Douglas e acabou por encontrar as primeiras pistas que permitiram ativar os meios adequados, de que forma chegou a essas pistas e ao local onde estavam?
Enigmática é também a mensagem partilhada pela ex-namorada de Maycon Douglas, por quem se apaixonou no reality show. Na sexta-feira Renata Reis viajou até à Nazaré para apoiar a família e amigos do ex-companheiro e dirigiu-se mesmo ao local de onde a viatura caiu. Numa fotografia onde segura numa mão um terço com uma cruz, lançou um apelo, que tem tanto de angustiante como de intrigante. “Maycon, estamos todos à tua espera. Por mais que não saibamos de ti, é uma tentativa de acreditar que podes estar a ver isto. Estamos aqui à tua espera, sem julgamentos, apenas para te dar a mão”, escreveu.
Há vários cenários em aberto, mas apenas a Autoridade Marítima Nacional tem estado envolvida nas operações. Não há referência de que estejam a ser feitas quaisquer diligências de investigação por parte da Polícia Judiciária para deslindar o caso.
Para já, amigos próximos pedem que se tenha recato e se respeite este momento tão delicado, mas mesmo alguns deles vão partilhando mensagens nas redes sociais que fazem aumentar incertezas sobre se o desaparecimento foi um ato voluntário (suicídio), ato involuntário (acidente), com intervenção de terceiros (homicídio) ou alvo de premeditação (simulação).



0 Comentários