Projeto Erasmus+ promove intercâmbio cultural com escola do Bombarral

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
A Escola Secundária Fernão do Pó, no Bombarral, participou no projeto de intercâmbio de pequena dimensão Erasmus+ “Move, Act and Communicate using historical figures”, que envolveu alunos e professores de Portugal, Polónia, Turquia e Áustria, promovendo a cooperação internacional, o diálogo intercultural e a partilha de valores europeus.

 

Entre os dias 13 e 18 de dezembro, doze alunos portugueses acolheram outros doze alunos estrangeiros, num ambiente marcado pelo entusiasmo, curiosidade e espírito de amizade. Durante a estadia em Portugal, os participantes visitaram Lisboa e Porto, contactando com o património histórico e cultural do país, ao mesmo tempo que partilharam tradições, hábitos e experiências do seu quotidiano escolar.

O programa incluiu dois dias intensivos de atividades educativas, centradas na pesquisa, apresentação e dramatização de figuras históricas dos países envolvidos. Estas atividades permitiram desenvolver competências de comunicação, trabalho colaborativo, criatividade e pensamento crítico. Como referiu o aluno Eduardo Cardoso, “nunca aprendi tanto sobre a história dos outros países como esta manhã”.

O sucesso da mobilidade ficou também a dever-se ao apoio fundamental das famílias de acolhimento, que receberam os alunos estrangeiros de forma calorosa e dedicada. Um jantar de convívio com as famílias envolvidas reforçou os laços criados durante a semana e contribuiu para uma experiência verdadeiramente intercultural.

Este projeto destacou-se pela promoção dos valores europeus, da tolerância, da cidadania ativa e do respeito pela diversidade cultural. A iniciativa terá continuidade com uma segunda mobilidade, que decorrerá entre 17 e 22 de maio, na Polónia, onde os alunos darão seguimento ao trabalho colaborativo iniciado em Portugal.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Procurado na Bélgica por perseguição detido no Bombarral

Um homem de 50 anos foi detido no concelho do Bombarral, no passado dia 8, por recair sobre ele um mandado de detenção europeu, emitido pelas autoridades judiciárias da Bélgica, relacionado com a prática do crime de perseguição.

procurado

Condutor apanhado com droga dedicava-se ao tráfico

Um jovem de 22 anos foi detido no concelho do Cadaval na posse de droga que serviria para o tráfico, na sequência de uma ação de fiscalização rodoviária realizada pela GNR no dia 7 de janeiro.

trafico

O que espera de 2026?

É normal que todos os anos, na passagem de ano, se pense em mudança. O JORNAL DAS CALDAS falou com dez cidadãos da zona das Caldas da Rainha, entre os 22 e os 72 anos, para conhecer projetos pessoais e profissionais e ficar a saber o que quer ver de diferente no mundo e na região oeste em 2026. Para o mundo vê-se muita vontade de paz, numa época repleta de guerra, e para as Caldas da Rainha, as propostas são diversificadas, tal como os projetos pessoais e profissionais.

planos Ana Oliveira