Estrangeiro em situação ilegal vai ser expulso do país

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Um homem de 25 anos, de nacionalidade argelina, foi detido em Peniche na passada sexta-feira por se encontrar em situação irregular no país e depois de ter sido presente ao tribunal de turno nas Caldas da Rainha no dia seguinte, foi enviado para um Centro de Instalação Temporária, espaço de acolhimento para estrangeiros sujeitos a medidas de afastamento coercivo, gerido pela PSP, onde ficam enquanto o processo de expulsão decorre, com o limite legal de 60 dias, visando garantir a sua presença até ao efetivo retorno ao país de origem.

 

Conhecido da PSP por diversas ocorrências, entre furtos e distúrbios, o homem já tinha sido notificado em Lisboa para abandono voluntário do território nacional. Não cumpriu e foi apanhado em Peniche, na sequência de uma ocorrência que levou à fiscalização do homem.

Estaria em Peniche há cerca de dois anos, tendo tido ocupações temporárias em unidades fabris, mas encontrava-se atualmente sem atividade profissional conhecida.

Para além da sua situação irregular em Portugal, verificou-se ainda a existência de um pedido de controlo específico emitido pelas autoridades espanholas.

“Após a sua detenção, durante a qual o suspeito injuriou os polícias de serviço, e ao tomar conhecimento da decisão judicial, o homem adotou uma postura hostil, danificando e inutilizando o seu próprio passaporte e mantendo, a partir desse momento, uma atitude errática e provocadora para com os polícias. Enquanto aguardava o transporte para o posto de fronteira na sala de detenção, o indivíduo protagonizou diversos episódios de desordem e destruição, incluindo danos contínuos na porta da cela, tentativa de obstrução da canalização através de papel higiénico e destruição de materiais”, descreveu a PSP.

Face ao comportamento de extrema instabilidade e descontrolo, foi transferido para uma cela de alta segurança num espaço equiparado a Centro de Instalação Temporária, onde aguarda a conclusão dos trâmites administrativos e logísticos do processo de expulsão.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Procurado na Bélgica por perseguição detido no Bombarral

Um homem de 50 anos foi detido no concelho do Bombarral, no passado dia 8, por recair sobre ele um mandado de detenção europeu, emitido pelas autoridades judiciárias da Bélgica, relacionado com a prática do crime de perseguição.

procurado

Condutor apanhado com droga dedicava-se ao tráfico

Um jovem de 22 anos foi detido no concelho do Cadaval na posse de droga que serviria para o tráfico, na sequência de uma ação de fiscalização rodoviária realizada pela GNR no dia 7 de janeiro.

trafico

“Hospital do Oeste, nascer, apanhar o comboio e esperar”

Artigo 166.º do Orçamento do Estado 2026. Aquele momento mágico em que se decide que a saúde em Portugal vai finalmente ganhar realidade, em versão touring mix, distribuída por concelhos como quem entrega folhetos na feira.

foto barroso