Livre apresenta propostas com foco nas famílias, na cultura e no ambiente

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
No passado dia 19, em reunião com o presidente da Câmara Municipal das Caldas da Rainha, o Livre apresentou propostas para o Orçamento Municipal para 2026 com foco nas famílias, na cultura e no ambiente. As propostas fazem parte do programa com que o partido se apresentou nas Eleições Autárquicas de 2025, dando primazia a “medidas de baixo peso orçamental com elevado impacto no dia a dia das pessoas, adotando, simultaneamente, uma postura de responsabilidade para com o equilíbrio financeiro do município, com o compromisso pela melhoria da qualidade de vida das e dos caldenses”.

 

Para o Livre, uma das prioridades deverá ser “o apoio à natalidade, através de programas municipais céleres e eficazes, reforçando os apoios às famílias e combatendo o isolamento que muitas vezes marca a maternidade”. Este programa passa por oferecer apoio continuado à saúde física e mental das famílias e cuidadores desde a gravidez até à primeira infância, por criar um fórum municipal de apoio à amamentação/aleitamento com acompanhamento profissional e também por tornar o programa de incentivo à natalidade mais rápido e centrado nas necessidades das famílias, com pagamentos até 60 dias e melhoria do kit através de parcerias locais.

O Livre apresentou também uma proposta que se centra no desenvolvimento das crianças através da criação do programa Brincar Livre, que visa “devolver às crianças o direito ao tempo, ao corpo e à natureza, disponibilizando momentos diários ou semanais de brincadeira livre, supervisionada, ao ar livre, em contacto com espaços naturais da cidade, como a Mata Rainha D. Leonor, Parque D. Carlos I, Parque das Águas Santas ou outros espaços públicos, valorizando a autonomia, a criatividade, a relação com os pares e o bem-estar emocional”.

Outra prioridade é o fortalecimento da  ligação entre o Município e a ESAD.CR para “apoiar o talento emergente, expandir a oferta cultural e consolidar a cidade como referência nacional e internacional no setor das artes, através da disponibilização de espaços para criação e exposição artística, da criação de um concurso para bolsas para artistas em início ou reinício de carreira e da valorização dos profissionais do setor artístico”.

Por fim, o Livre apresentou a proposta da criação do programa Caldas Mais Verde destinado aos caldenses para oferta de espécies autóctones da flora portuguesa e/ou plantas para iniciação de pequenas hortas domésticas. Um dos objetivos deste programa é reforçar a presença das espécies autóctones no concelho, contribuir para a resiliência do território e prevenir a erosão dos solos. Visa também incentivar as hortas urbanas, quer em jardins, pátios ou varandas, e reduzir os custos para as famílias e contribuir para a eliminação de resíduos orgânicos de forma sustentável, aliada à compostagem.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Procurado na Bélgica por perseguição detido no Bombarral

Um homem de 50 anos foi detido no concelho do Bombarral, no passado dia 8, por recair sobre ele um mandado de detenção europeu, emitido pelas autoridades judiciárias da Bélgica, relacionado com a prática do crime de perseguição.

procurado

Condutor apanhado com droga dedicava-se ao tráfico

Um jovem de 22 anos foi detido no concelho do Cadaval na posse de droga que serviria para o tráfico, na sequência de uma ação de fiscalização rodoviária realizada pela GNR no dia 7 de janeiro.

trafico

“Hospital do Oeste, nascer, apanhar o comboio e esperar”

Artigo 166.º do Orçamento do Estado 2026. Aquele momento mágico em que se decide que a saúde em Portugal vai finalmente ganhar realidade, em versão touring mix, distribuída por concelhos como quem entrega folhetos na feira.

foto barroso