Escola de Hotelaria e Turismo do Oeste realizou intercâmbio sobre chocolate na Bélgica

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
O chefe Luís Tarenta, coordenador da área de Pastelaria e Chocolataria na Escola de Hotelaria e Turismo do Oeste (EHTO), realizou um intercâmbio pedagógico e visita técnica à empresa líder mundial da indústria do cacau e do chocolate, a Barry Callebaut, de 2 a 7 de novembro. Na Academia Callebaut, localizada em Wieze-Lebbeke, na Bélgica, foi também possível a sua integração num grupo de especialistas da área para a realização de um curso de Pastelaria Moderna com o chefe Francisco Moreira e outro curso de Figuras em Chocolate com o chefe Raul Bernal.

 

Daniel Pinto, diretor da EHTO, disse ao JORNAL DAS CALDAS que o estabelecimento de ensino “tem um propósito e compromisso contínuo com a excelência na formação profissional, procurando constantemente aperfeiçoar o seu conhecimento e as suas ofertas educativas, proporcionando as melhores e mais atualizadas oportunidades de desenvolvimento profissional para a sua equipa de professores, formadores, técnicos e alunos”.

“É um esforço que visa garantir uma motivação e atualização permanentes para as equipas relativamente às últimas tendências e técnicas do setor de hotelaria e turismo e, em concreto, nesta área específica do chocolate. Temos o grande desafio de concretizar ao longo de 2026 o investimento na modernização da Escola em Óbidos, precisamente no ano em que vamos celebrar os 20 anos. Queremos muito reforçar a ligação simbólica e umbilical da Escola ao Festival Internacional do Chocolate de Óbidos e, assim, afirmar a nossa Academia Internacional do Chocolate de Óbidos”, manifestou.

De acordo com o chefe Luís Tarenta, os formadores têm de estar “muito gratos porque a Escola oferece várias oportunidades e programas de capacitação e intercâmbio de conhecimentos um pouco por todo o mundo, permitindo a modernização e atualização das nossas habilidades e incorporação de novas metodologias de trabalho e ensino”. “Estas oportunidades de atualização são essenciais para manter a nossa relevância na relação com os alunos e empresas. O contacto, a aprendizagem e a partilha com outros profissionais de excelência só nos faz crescer, exploramos novas técnicas, produtos inovadores e processos eficientes na preparação de sobremesas variadas, bem como, desenvolvemos técnicas e conhecimentos práticos sobre moldagem de chocolate, uma habilidade que agrega valor à oferta de formação em pastelaria da Escola”, referiu.

Com estas novas competências adquiridas, a EHTO procura preparar a sua equipa para um caminho de excelência e renovação da oferta formativa na área da Pastelaria e, em concreto, no domínio do chocolate, que será disponibilizada no âmbito da Academia Internacional do Chocolate de Óbidos.

A empresa Barry Callebaut é um grupo suíço-belga, especializado em produtos de cacau e chocolate, com sede em Zurique, Suíça. O grupo empresarial foi formado em 1996 pela fusão da belga Callebaut e da francesa Cacao Barry, possui mais de 60 instalações de produção em todo o mundo e emprega globalmente mais de 13.000 pessoas. A Barry Callebaut está, assim, numa posição chave na cadeia mundial do chocolate – desde a produção de matéria-prima até ao produto final.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Procurado na Bélgica por perseguição detido no Bombarral

Um homem de 50 anos foi detido no concelho do Bombarral, no passado dia 8, por recair sobre ele um mandado de detenção europeu, emitido pelas autoridades judiciárias da Bélgica, relacionado com a prática do crime de perseguição.

procurado

Condutor apanhado com droga dedicava-se ao tráfico

Um jovem de 22 anos foi detido no concelho do Cadaval na posse de droga que serviria para o tráfico, na sequência de uma ação de fiscalização rodoviária realizada pela GNR no dia 7 de janeiro.

trafico

O que espera de 2026?

É normal que todos os anos, na passagem de ano, se pense em mudança. O JORNAL DAS CALDAS falou com dez cidadãos da zona das Caldas da Rainha, entre os 22 e os 72 anos, para conhecer projetos pessoais e profissionais e ficar a saber o que quer ver de diferente no mundo e na região oeste em 2026. Para o mundo vê-se muita vontade de paz, numa época repleta de guerra, e para as Caldas da Rainha, as propostas são diversificadas, tal como os projetos pessoais e profissionais.

planos Ana Oliveira