Capitania de Peniche alerta para agravamento da agitação marítima

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
A Capitania do Porto de Peniche alertou a comunidade marítima e a população em geral, que frequente as zonas costeiras e ribeirinhas, para a previsão de agravamento das condições meteo-oceanográficas, entre a tarde de 4 de novembro até final do dia 6, nomeadamente com o aumento da intensidade do vento, com possibilidade de rajadas na ordem dos 70 a 80 km/h dos quadrantes de sul e com o aumento da agitação marítima, com ondas de oeste/noroeste com altura significativa de 5 a 6 metros, podendo atingir os 9 metros de altura máxima.

 

Este órgão da Autoridade Marítima Nacional aconselha a população a adotar comportamentos de segurança, evitando expor-se desnecessariamente ao risco.

Devido a este agravamento, devem ser consideradas medidas de prevenção por todos aqueles que se encontram ou possam frequentar as áreas junto à orla costeira.

Evitar passeios junto ao mar ou em zonas expostas à agitação marítima, de que são exemplo os molhes de proteção dos portos, arribas ou praias, para não ser surpreendido por uma onda, é uma das medidas.

Na pesca lúdica deve-se reforçar a atenção, em especial junto às falésias e zonas de arriba frequentemente atingidas pela rebentação das ondas, tendo sempre presente que nestas condições o mar pode facilmente alcançar zonas aparentemente seguras.

Deve-se proteger infraestruturas junto à linha de costa, tais como apoios de praia, esplanadas, bares e restaurantes, bem como outras estruturas em zonas expostas à agitação marítima, reforçar a amarração e manter uma vigilância apertadadas embarcações atracadas e fundeadas.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Procurado na Bélgica por perseguição detido no Bombarral

Um homem de 50 anos foi detido no concelho do Bombarral, no passado dia 8, por recair sobre ele um mandado de detenção europeu, emitido pelas autoridades judiciárias da Bélgica, relacionado com a prática do crime de perseguição.

procurado

Condutor apanhado com droga dedicava-se ao tráfico

Um jovem de 22 anos foi detido no concelho do Cadaval na posse de droga que serviria para o tráfico, na sequência de uma ação de fiscalização rodoviária realizada pela GNR no dia 7 de janeiro.

trafico

“Hospital do Oeste, nascer, apanhar o comboio e esperar”

Artigo 166.º do Orçamento do Estado 2026. Aquele momento mágico em que se decide que a saúde em Portugal vai finalmente ganhar realidade, em versão touring mix, distribuída por concelhos como quem entrega folhetos na feira.

foto barroso