Filipe Sales conquista Câmara de Peniche para o PSD

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Este era um concelho onde já se sabia antes do ato eleitoral que ia haver mexidas, pois Henrique Bertino não era candidato a um terceiro mandato na presidência da Câmara pelo Grupo de Cidadãos Eleitores Por Peniche (GCEPP), abrindo assim caminho para a disputa entre o PSD, PS e Chega, que conseguiram eleitos. O PSD, encabeçado por Filipe Sales, alcançou a maioria absoluta na Câmara e igualmente na Assembleia Municipal por via das vitórias nas Juntas de Freguesia de Peniche, de Atouguia da Baleia e de Ferrel.

 

O desgaste de dois mandatos, o último dos quais a ter de fazer acordos de governação que não resultaram, levaram a que Henrique Bertino se afastasse da corrida eleitoral e, por consequência, o grupo independente, que em 2021 tinha alcançado 30% dos votos, não foi a sufrágio.

Aproveitou o PSD e Filipe Sales ficou satisfeito com o resultado: “Muito obrigado a todos pela emocionante vitória. Vamos desencalhar Peniche e pôr esta terra a navegar”.

Antes mesmo de tomar posse, a sua candidatura informou que, “pouco mais de 24 horas após o término do ato eleitoral, todo o material de campanha – outdoors, mupis e cartazes colocados no espaço público estão totalmente removidos”.

“Cumprimos, assim, o nosso dever de respeitar o espaço público e o ambiente, demonstrando que a responsabilidade cívica continua para além do dia das eleições”, referiu o PSD de Peniche.

Filipe Sales foi eleito presidente da Câmara com 44,45% dos votos (4 eleitos). O PS recolheu 32,09% (2 eleitos), o Chega 12,28% (1 eleito), a CDU 5,79% e Livre 2,27%. Em branco houve 1,94% da votação e nulos 1,19%.

Em 2021, o PSD tinha dois eleitos, tantos quanto o GCEPP (que teve mais votos) e o PS (menos votos), e a CDU conseguira eleger um elemento, que agora perdeu.

O Chega ganhou um lugar na vereação, através de Thiago Felgueiras, que na passada fazia um esclarecimento sobre uma alegada dívida fiscal que o colocava na lista dos devedores no escalão entre os 7.500 e 25.000 euros. O candidato disse que tal se devia a uma quota que já não tinha numa empresa incumpridora. Aparentemente a explicação ainda foi a tempo de não penalizá-lo e ainda aproveitou para vincar que se tratou de ataques lançados pelos adversários políticos em vésperas das autárquicas.

Os seis lugares na Assembleia Municipal que eram do GCEPP foram repartidos: o PSD arrecadou 40,69% dos votos (10 eleitos, mais 4 do que em 2021), o PS 32,23% (7 eleitos, mais 1), o Chega 13,27% (3 eleitos, mais 2), a CDU 7,67% (1 eleito, menos 1) e o Livre 2,76%. Em branco houve 2,32% e nulos 1,06%. Em 2021, o PS foi quem teve mais votos, pese embora o número de eleitos tivesse sido o mesmo que o GCEPP e o PSD. Emanuel Bandeira perfila-se como novo presidente da Assembleia Municipal.

Na freguesia de Ferrel o PSD atingiu 45,01% (5 lugares), PS 41,38% (4 lugares) e CDU 8,79%. João Grilo foi eleito presidente, sucedendo a Pedro Barata, eleito em 2021 pelo PS e que agora não foi a votos.

Na freguesia de Peniche, o PSD obteve 44,56% dos votos (7 lugares), PS 33,97% (5 lugares), CDU 10,74% (1 lugar) e Livre 5,50%. Teresa Lopes, eleita presidente, sucede a ela própria. Anteriormente estava ligada ao GCEPP.

Na freguesia de Atouguia da Baleia, o PSD alcançou 41,47% (6 lugares), PS 34,99% (5 lugares), Chega 14,73% (2 lugares) e CDU 4,96%. António Salvador foi reeleito presidente, na mesma sem maioria absoluta.

Na freguesia de Serra d’El Rei, a CDU registou 48,07% (5 lugares), PS 28,79% (3 lugares) e PSD 17,61% (1 lugar). Jorge Amador foi reeleito presidente, uma vez mais com maioria absoluta.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Procurado na Bélgica por perseguição detido no Bombarral

Um homem de 50 anos foi detido no concelho do Bombarral, no passado dia 8, por recair sobre ele um mandado de detenção europeu, emitido pelas autoridades judiciárias da Bélgica, relacionado com a prática do crime de perseguição.

procurado

Condutor apanhado com droga dedicava-se ao tráfico

Um jovem de 22 anos foi detido no concelho do Cadaval na posse de droga que serviria para o tráfico, na sequência de uma ação de fiscalização rodoviária realizada pela GNR no dia 7 de janeiro.

trafico

“Hospital do Oeste, nascer, apanhar o comboio e esperar”

Artigo 166.º do Orçamento do Estado 2026. Aquele momento mágico em que se decide que a saúde em Portugal vai finalmente ganhar realidade, em versão touring mix, distribuída por concelhos como quem entrega folhetos na feira.

foto barroso