Aluno bolseiro do Citur desenvolveu Trilho Matemático do Oeste

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Caldas da Rainha, Óbidos e Peniche são as três localidades que fazem parte do Trilho Matemático do Oeste, desenvolvido por Igor Araújo, aluno bolseiro do Centro de Investigação, Desenvolvimento e Inovação em Turismo (Citur).

Sob a orientação de três docentes da Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar, de Peniche, Igor Araújo desenvolveu o projeto de TurMat, que visou a identificação de aspetos matemáticos no património arquitetónico e cultural destas localidades.

Segundo Sónia Pais coordenadora do projeto, paralelamente a essa identificação e caraterização, foi desenvolvido o Trilho Matemático do Oeste.

A iniciativa engloba três percursos pedestres individuais, cada um num dos municípios que integram o estudo.

Ao longo das rotas, os turistas passarão por zonas emblemáticas de cada cidade, conhecendo o seu património e pontos de interesse, enquanto reconhecem e identificam a matemática que está aí representada.

Os percursos foram desenvolvidos através da aplicação Wikiloc em português e em inglês, permitindo que os turistas realizem o trilho de forma autónoma.

A par da versão digital, foram construídos folhetos informativos, também nos dois idiomas, que em parceria com os municípios foram disponibilizados nos Postos de Turismo, tanto para os turistas quanto para a população local.

O estudo produzido é original, sendo o primeiro a focar-se no reconhecimento da matemática presente no património arquitetónico e cultural de três municípios da região Oeste.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Procurado na Bélgica por perseguição detido no Bombarral

Um homem de 50 anos foi detido no concelho do Bombarral, no passado dia 8, por recair sobre ele um mandado de detenção europeu, emitido pelas autoridades judiciárias da Bélgica, relacionado com a prática do crime de perseguição.

procurado

Condutor apanhado com droga dedicava-se ao tráfico

Um jovem de 22 anos foi detido no concelho do Cadaval na posse de droga que serviria para o tráfico, na sequência de uma ação de fiscalização rodoviária realizada pela GNR no dia 7 de janeiro.

trafico

O que espera de 2026?

É normal que todos os anos, na passagem de ano, se pense em mudança. O JORNAL DAS CALDAS falou com dez cidadãos da zona das Caldas da Rainha, entre os 22 e os 72 anos, para conhecer projetos pessoais e profissionais e ficar a saber o que quer ver de diferente no mundo e na região oeste em 2026. Para o mundo vê-se muita vontade de paz, numa época repleta de guerra, e para as Caldas da Rainha, as propostas são diversificadas, tal como os projetos pessoais e profissionais.

planos Ana Oliveira