Sérgio Morais, coordenador municipal de Proteção Civil do Bombarral, revelou que este foi um plano aprovado recentemente e procurou-se fazer um exercício de teste, que envolveu mais de 160 operacionais e diversas entidades, acabando por ser um simulacro regional, com a participação de 16 quartéis de bombeiros.
“Eu diria que é um exercício municipal com a colaboração de entidades de âmbito sub-regional”, manifestou, adiantando que “um acidente real desta natureza vai envolver sempre mais meios do que propriamente aqueles existentes no município”.
Para além das corporações de bombeiros, participaram a GNR, o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas, a Infraestruturas de Portugal, a Autoestradas do Atlântico, a CP, a E-Redes, a MEO, a Segurança Social, a Santa Casa da Misericórdia, os escuteiros e doze serviços municipais de proteção civil do Oeste e outras entidades que colaboram não só operacionalmente, mas também em termos de coordenação institucional, como é o caso das que têm assento na Comissão Municipal de Proteção Civil.
O simulacro foi realizado a pensar numa suposta linha do Oeste já eletrificada, com o objetivo de testar os procedimentos de atuação nessa situação, esperando que um acidente nestas circunstâncias nunca venha a acontecer.
O Comando Sub-regional de Emergência e Proteção Civil do Oeste coordenou o exercício EMERGEX’25, que incluiu a ativação do Plano Municipal de Emergência, a gestão do posto de comando operacional e o treino de procedimentos de comando e controlo.
O comandante Sub-regional do Oeste, Carlos Silva, agradeceu “o empenho de todos os participantes e entidades envolvidas”, destacando “o importante apoio do Município do Bombarral na organização desta iniciativa, fundamental para reforçar a preparação da região face a emergências complexas”.
O exercício levou a que vários acessos estivessem condicionados na localidade de São Mamede, entre as 21h30 e as 03h00, na Estrada Nacional n.º 8 entre a passagem de nível e a localidade de Delgada, na Estrada da Boavista e junto à coletividade de São Mamede.
0 Comentários