Vitor Marques e Fernando Costa prestam homenagem a D. Leonor

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
O presidente da Câmara Municipal das Caldas da Rainha, Vitor Marques, e o presidente da Assembleia Municipal das Caldas da Rainha, Fernando Costa, prestaram nesta segunda-feira uma homenagem à Rainha Dona Leonor, fundadora das Caldas da Rainha, por ocasião dos 500 anos da sua morte, num momento simbólico junto à estátua do Largo Conde de Fontalva, onde foram depositadas coroas de flores.

 

“Desde maio deste ano foram muitas as iniciativas e eventos que o Município das Caldas da Rainha promoveu em memória de Leonor de Lencastre. Entre exposições, conferências, oficinas criativas e congressos, 2025 foi um ano dedicado à nossa Rainha”, indica a Câmara.

“Hoje, com olhos no futuro, o Município das Caldas da Rainha repensa a forma como olhamos para as nossas águas – não apenas como nascente de saúde e bem-estar, mas também como motor de cultura, criatividade e turismo. Neste sentido, está a ser desenvolvido um projeto patrimonial interpretativo, que valoriza a identidade termal da cidade e cria um elo vivo entre o que fomos, o que somos e o que seremos. Este projeto reúne as equipas municipais das Termas, do Turismo, da Cultura e da Comunicação, em colaboração com especialistas em antropologia, património cultural e museografia. A conclusão está prevista para o primeiro trimestre de 2026”, adianta a autarquia.

Para encerrar as atividades do Programa Evocativo dos Cinco Séculos de Legado da Rainha Dona Leonor, no dia 29 de novembro, o Centro Cultural e de Congressos das Caldas da Rainha receberá o Congresso Internacional “O Mecenato da Rainha Dona Leonor – Arte, Poder e Devoção no V Centenário da sua morte”.

“Muitos historiadores consideram-na a mulher com mais ação meritória na História de Portugal. Mas ninguém lhe deve tanto como os caldenses”, sublinha Fernando Costa.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Procurado na Bélgica por perseguição detido no Bombarral

Um homem de 50 anos foi detido no concelho do Bombarral, no passado dia 8, por recair sobre ele um mandado de detenção europeu, emitido pelas autoridades judiciárias da Bélgica, relacionado com a prática do crime de perseguição.

procurado

Condutor apanhado com droga dedicava-se ao tráfico

Um jovem de 22 anos foi detido no concelho do Cadaval na posse de droga que serviria para o tráfico, na sequência de uma ação de fiscalização rodoviária realizada pela GNR no dia 7 de janeiro.

trafico

O que espera de 2026?

É normal que todos os anos, na passagem de ano, se pense em mudança. O JORNAL DAS CALDAS falou com dez cidadãos da zona das Caldas da Rainha, entre os 22 e os 72 anos, para conhecer projetos pessoais e profissionais e ficar a saber o que quer ver de diferente no mundo e na região oeste em 2026. Para o mundo vê-se muita vontade de paz, numa época repleta de guerra, e para as Caldas da Rainha, as propostas são diversificadas, tal como os projetos pessoais e profissionais.

planos Ana Oliveira