PS questiona Governo sobre novo Hospital do Oeste após “contradições na campanha autárquica”

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Os deputados do PS eleitos pelo círculo de Leiria questionaram a ministra da Saúde sobre o novo Hospital do Oeste, notando que “as afirmações oficiais do Governo contrastam com o que foi divulgado pelos candidatos do PSD/CDS do Bombarral e do PSD às Caldas da Rainha”.

 

“Nos últimos dias, no contexto da campanha autárquica, surgiram declarações públicas relativas ao futuro Hospital do Oeste que levantam preocupações quanto à transparência e ao rigor técnico do processo de decisão”, pode ler-se na pergunta dirigida à ministra da tutela.

“Por um lado, a coligação PSD/CDS do Bombarral divulgou outdoors que dizem que o Hospital do Oeste será construído no Bombarral. Paralelamente, o candidato do PSD às Caldas da Rainha, Hugo Oliveira, afirmou que a localização do novo Hospital do Oeste deverá situar-se entre Caldas da Rainha e Óbidos”, acrescentado que o anúncio do hospital em dezembro de 2024 não aconteceu devido a razões políticas e anunciando um novo estudo de localização resultante de forte influência política”, afirmam os socialistas.

Na pergunta, Catarina Louro e Eurico Brilhante Dias comparam estas posições com as afirmações oficiais da ministra da Saúde, quando, em outubro de 2024, Ana Paula Martins “garantiu que o concurso público para a construção do Hospital do Oeste seria lançado durante o primeiro semestre de 2025, salientando que a localização ainda não estava decidida nem o modelo de financiamento definido”.

Também o primeiro-ministro declarou que a construção do Hospital do Oeste é “uma prioridade” do Governo, recordam. No entanto, ainda não é conhecido “qualquer avanço material no processo, nem decisão formal sobre localização, cronograma, financiamento ou modelo de execução”, sustentam os deputados do PS.

Para o Grupo Parlamentar do PS, esta situação “levanta dúvidas quanto à verdadeira intenção do Governo relativamente à concretização desta infraestrutura essencial para a região”.

Assim, Catarina Louro e Eurico Brilhante Dias perguntam à ministra da Saúde em que ponto concreto se encontra o processo de decisão sobre a localização e o lançamento do concurso para o novo hospital e quais os motivos do atraso face ao calendário anunciado.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Procurado na Bélgica por perseguição detido no Bombarral

Um homem de 50 anos foi detido no concelho do Bombarral, no passado dia 8, por recair sobre ele um mandado de detenção europeu, emitido pelas autoridades judiciárias da Bélgica, relacionado com a prática do crime de perseguição.

procurado

Condutor apanhado com droga dedicava-se ao tráfico

Um jovem de 22 anos foi detido no concelho do Cadaval na posse de droga que serviria para o tráfico, na sequência de uma ação de fiscalização rodoviária realizada pela GNR no dia 7 de janeiro.

trafico

“Hospital do Oeste, nascer, apanhar o comboio e esperar”

Artigo 166.º do Orçamento do Estado 2026. Aquele momento mágico em que se decide que a saúde em Portugal vai finalmente ganhar realidade, em versão touring mix, distribuída por concelhos como quem entrega folhetos na feira.

foto barroso