Programa ajuda parentalidade no pré e pós-parto

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
A funcionar desde 2019, o programa «Parentalidade Positiva, Família Saudável» da Unidade de Cuidados na Comunidade (UCC) Bombarral/Peniche, da Unidade Local de Saúde do Oeste (ULSO), já acompanhou 520 famílias em pré-parto, 260 famílias em pós-parto e 130 famílias em consultas de apoio ao aleitamento materno e parentalidade.
Programa da Unidade de Cuidados na Comunidade Bombarral/Peniche

Este programa assenta em cuidados estratégicos no âmbito da parentalidade. Literacia, capacitação, prevenção e redução de riscos são os pilares que promovem a qualidade de vida e a sustentabilidade.

“Intervir na parentalidade é transformador. Potencia a saúde de cada pessoa, de cada família, de toda a comunidade – no presente e através das gerações, e com baixo custo”, refere a ULSO.

“Aqui, cuidar de uma nova vida começa muito antes do nascimento e prolonga-se, com empatia, apoio e conhecimento por muito tempo. Neste programa, as comunidades de Bombarral e Peniche encontram – presencialmente ou em formato digital – acolhimento, educação para a saúde, empoderamento, apoio e promoção da saúde mental, fortalecimento do vínculo familiar e uma rede de suporte comunitário”, descreve.

No pré-parto/pré-natal, as utentes e acompanhantes participam em sessões teórico-práticas que visam adaptar-se melhor à gravidez, preparar o parto, o nascimento e a transição para a parentalidade. O atendimento individualizado às famílias procura sempre a humanização e a adequação a cada situação específica.

No pós-parto/pós-natal destaca-se a assistência, no apoio ao aleitamento materno e no apoio à parentalidade, em contexto individual, mas também em sessões teórico-práticas em grupo, de readaptação pós-parto e de grupo parental.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Procurado na Bélgica por perseguição detido no Bombarral

Um homem de 50 anos foi detido no concelho do Bombarral, no passado dia 8, por recair sobre ele um mandado de detenção europeu, emitido pelas autoridades judiciárias da Bélgica, relacionado com a prática do crime de perseguição.

procurado

Condutor apanhado com droga dedicava-se ao tráfico

Um jovem de 22 anos foi detido no concelho do Cadaval na posse de droga que serviria para o tráfico, na sequência de uma ação de fiscalização rodoviária realizada pela GNR no dia 7 de janeiro.

trafico

O que espera de 2026?

É normal que todos os anos, na passagem de ano, se pense em mudança. O JORNAL DAS CALDAS falou com dez cidadãos da zona das Caldas da Rainha, entre os 22 e os 72 anos, para conhecer projetos pessoais e profissionais e ficar a saber o que quer ver de diferente no mundo e na região oeste em 2026. Para o mundo vê-se muita vontade de paz, numa época repleta de guerra, e para as Caldas da Rainha, as propostas são diversificadas, tal como os projetos pessoais e profissionais.

planos Ana Oliveira