Pintar e Cantar os Reis na Serra de Montejunto

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
As aldeias Avenal e Pereiro, na freguesia de Vilar (Cadaval), cumpriram a tradição antiga da celebração do “Pintar e Cantar os Reis” na noite de 5 para 6 de janeiro.

 

Este acontecimento anual, que assinala o Dia de Reis e faz parte do património imaterial local, é organizado pela Associação Desportiva Recreativa e de Melhoramentos do Avenal e pela Associação Recreativa Cultural Desportiva e de Melhoramentos do Pereiro, contando com o apoio do Município do Cadaval e a colaboração dos moradores destas duas localidades.

Ao longo da noite, vários grupos percorreram as duas aldeias no sopé da Serra de Montejunto e cantaram versos alusivos ao novo ano e aos proprietários das casas por onde passaram. Com maior ou menor improviso, a jocosidade está sempre presente nos versos cantados.

Outros grupos, em simultâneo, munidos de lanternas ou candeias, de pincéis e latas de tintas ou mesmo usando sprays, pintaram nas entradas das habitações os símbolos tradicionais dos Bons Reis Magos (BRM), acompanhados por uma estrela de David (formada por dois triângulos sobrepostos, iguais, tendo um a ponta para cima e outro para baixo, e considerado um símbolo de proteção divina) e o ano, e que representam votos de bom ano e prosperidade aos respetivos moradores e assinalam a passagem deste secular culto por aqueles locais.

Trata-se de um culto com origens medievais, conjuga influências árabes, com cultos pagãos da época romana. A celebração pretendia ser um voto de felicidade para o novo ano, que tinha início a 6 de janeiro no calendário romano.

O Pintar e Cantar os Reis tem sofrido várias mutações ao longo dos tempos, geralmente associadas a acontecimentos marcantes. Na sequência da implantação da República, deu-se a introdução do “M” (Magos) na Sigla “BR”, de modo a evitar conotações monárquicas.

Vários habitantes abriram as portas das suas casas, garagens ou adegas e ofereceram comida e bebida aos populares presentes.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Procurado na Bélgica por perseguição detido no Bombarral

Um homem de 50 anos foi detido no concelho do Bombarral, no passado dia 8, por recair sobre ele um mandado de detenção europeu, emitido pelas autoridades judiciárias da Bélgica, relacionado com a prática do crime de perseguição.

procurado

Condutor apanhado com droga dedicava-se ao tráfico

Um jovem de 22 anos foi detido no concelho do Cadaval na posse de droga que serviria para o tráfico, na sequência de uma ação de fiscalização rodoviária realizada pela GNR no dia 7 de janeiro.

trafico

O que espera de 2026?

É normal que todos os anos, na passagem de ano, se pense em mudança. O JORNAL DAS CALDAS falou com dez cidadãos da zona das Caldas da Rainha, entre os 22 e os 72 anos, para conhecer projetos pessoais e profissionais e ficar a saber o que quer ver de diferente no mundo e na região oeste em 2026. Para o mundo vê-se muita vontade de paz, numa época repleta de guerra, e para as Caldas da Rainha, as propostas são diversificadas, tal como os projetos pessoais e profissionais.

planos Ana Oliveira