Parturiente veio de Samora Correia para o hospital das Caldas

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Uma grávida teve de ser transportada para o serviço de ginecologia e obstetrícia do hospital das Caldas da Rainha pelos bombeiros de Samora Correia, por não haver respostas mais próximas na ocasião.

 

O caso passou-se na madrugada de 15 de setembro e segundo relatou a Rádio Íris, durante o percurso foi recebido o apoio da equipa da Viatura Médica de Emergência e Reanimação das Caldas da Rainha.

Bruno Pereira, adjunto do comando, revelou à estação emissora que os bombeiros foram chamados para a ocorrência às 01h04, tendo o Centro de Orientação de Doentes Urgentes decidido dez minutos após que o destino seria Caldas da Rainha, onde os bombeiros chegaram às 02h48. A ambulância ficou de novo disponível para outras emergências às 04h05.

Samora Correia é uma cidade do concelho de Benavente, no distrito de Santarém. Fica a cerca de uma hora de distância das Caldas da Rainha.

O constante encerramento do serviço de ginecologia e obstetrícia do hospital de Vila Franca de Xira, a menos de quinze minutos, obriga os corpos de bombeiros a percorrer o dobro dos quilómetros, com a possibilidade de ocorrer nas ambulâncias. Esta, contudo, é também situação verificada nas Caldas da Rainha, quando o serviço está encerrado.

A proposta de reorganização dos cuidados agudos a grávidas no Serviço Nacional de Saúde prevê a mobilidade de equipas de maternidades, noticia o Expresso.

Entre os hospitais de Loures e Vila Franca de Xira, Leiria e Caldas da Rainha, e Santarém e Abrantes a solução poderá passar pela concentração num só serviço ou por fazer rodar as equipas à vez.

O documento foi entregue na semana passada ao Governo pela Comissão Nacional da Saúde da Mulher.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Procurado na Bélgica por perseguição detido no Bombarral

Um homem de 50 anos foi detido no concelho do Bombarral, no passado dia 8, por recair sobre ele um mandado de detenção europeu, emitido pelas autoridades judiciárias da Bélgica, relacionado com a prática do crime de perseguição.

procurado

Condutor apanhado com droga dedicava-se ao tráfico

Um jovem de 22 anos foi detido no concelho do Cadaval na posse de droga que serviria para o tráfico, na sequência de uma ação de fiscalização rodoviária realizada pela GNR no dia 7 de janeiro.

trafico

O que espera de 2026?

É normal que todos os anos, na passagem de ano, se pense em mudança. O JORNAL DAS CALDAS falou com dez cidadãos da zona das Caldas da Rainha, entre os 22 e os 72 anos, para conhecer projetos pessoais e profissionais e ficar a saber o que quer ver de diferente no mundo e na região oeste em 2026. Para o mundo vê-se muita vontade de paz, numa época repleta de guerra, e para as Caldas da Rainha, as propostas são diversificadas, tal como os projetos pessoais e profissionais.

planos Ana Oliveira