Parceria entre Óbidos e Évora cria espetáculo “Shahmaran”

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
O Teatro da Pessoa – Associação Sociocultural, em coprodução com a Associação Porta 37, vão apresentar o espetáculo “Shahmaran – Uma Imensidão de Vozes”, com estreia marcada nos dias 13 e 14 de dezembro, n’A Bruxa Teatro, em Évora. O projeto é uma cocriação desenvolvida em Óbidos e Évora, apoiada pela Direção-Geral das Artes, Município de Óbidos e Escola de Artes da Universidade de Évora.

 

Inspirado no mito curdo de Shahmaran, guardiã da sabedoria e da cura, este espetáculo é uma criação coletiva que une a realidade de territórios distintos para refletir sobre que premissas ditam a ação dos homens e de que forma as mesmas potenciam e (re)significam o conceito de liberdade.

O arranque das atividades deu-se com o lançamento da questão “A tua liberdade é diferente da minha?” dirigida ao público em geral e a realização de conferências com a participação online de mulheres curdas de Diyarbakir (Turquia) para os alunos do ensino secundário dos concelhos de Óbidos e Évora. As equipas tiveram oportunidade de escutar a voz do público, bem como dialogar com mais de 120 estudantes, num exercício de partilha e reflexão sobre o conceito de liberdade na sociedade contemporânea.

O processo de criação teve início na Escola de Artes da Universidade de Évora, onde decorreu a primeira residência artística. Atualmente, a equipa encontra-se no Convento de São Miguel das Gaeiras, dando continuidade ao trabalho de pesquisa e criação deste espetáculo.

O público é convidado a acompanhar o processo criativo através das redes sociais das duas companhias, onde serão partilhadas atualizações e conteúdos exclusivos.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Procurado na Bélgica por perseguição detido no Bombarral

Um homem de 50 anos foi detido no concelho do Bombarral, no passado dia 8, por recair sobre ele um mandado de detenção europeu, emitido pelas autoridades judiciárias da Bélgica, relacionado com a prática do crime de perseguição.

procurado

Condutor apanhado com droga dedicava-se ao tráfico

Um jovem de 22 anos foi detido no concelho do Cadaval na posse de droga que serviria para o tráfico, na sequência de uma ação de fiscalização rodoviária realizada pela GNR no dia 7 de janeiro.

trafico

O que espera de 2026?

É normal que todos os anos, na passagem de ano, se pense em mudança. O JORNAL DAS CALDAS falou com dez cidadãos da zona das Caldas da Rainha, entre os 22 e os 72 anos, para conhecer projetos pessoais e profissionais e ficar a saber o que quer ver de diferente no mundo e na região oeste em 2026. Para o mundo vê-se muita vontade de paz, numa época repleta de guerra, e para as Caldas da Rainha, as propostas são diversificadas, tal como os projetos pessoais e profissionais.

planos Ana Oliveira