Filipe Daniel renova compromisso com Óbidos com foco nas pessoas

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Óbidos deu início a um novo ciclo político a 26 de outubro, com a tomada de posse de Filipe Daniel para o seu segundo mandato à frente da Câmara Municipal, numa cerimónia na Praça da Criatividade. O presidente destacou que, em 2024, o concelho foi o município português com maior crescimento, resultado de planeamento estratégico e decisões centradas nas pessoas. “O verdadeiro progresso mede-se pela qualidade de vida, igualdade de oportunidades e coesão territorial”, afirmou.

Filipe Daniel destacou a importância de as autarquias serem exemplos de “proximidade, transparência, eficácia e eficiência, mesmo sem esquecermos o excesso burocrático que tantas vezes condiciona a nossa ação”.

No seu discurso de tomada de posse, o presidente da Câmara de Óbidos afirmou que o programa aprovado pelos eleitores, que agora pretende começar a concretizar, assenta em cinco eixos estratégicos: Crescimento Económico e Natural, Inovação Social, Gestão Territorial, Cultura e Património, e Governança. Entre as prioridades estão a modernização da economia, o incentivo ao empreendedorismo e à inovação tecnológica, o reforço da agricultura e a consolidação de Óbidos como destino turístico de referência internacional.

Na área social, o Município vai investir em educação, com novas creches e requalificação de escolas, melhorar cuidados de saúde, apoiar famílias, jovens e idosos, criar residências para pessoas idosas e desenvolver programas de inclusão social.

Em termos de gestão territorial, os objetivos passam pela revisão do Plano Diretor Municipal, habitação acessível, mobilidade sustentável, proteção civil e segurança, incluindo a construção de um novo quartel da GNR e a criação da Polícia Municipal. Na cultura e património, o foco será consolidar Óbidos como Cidade Criativa da UNESCO e reforçar grandes eventos que projetam o concelho no país e no mundo.

Com uma equipa renovada apresentada nas eleições de 12 de outubro, Filipe Daniel destacou o caráter rejuvenescido e coeso do executivo, afirmando que se trata de uma “equipa que representa o melhor de Óbidos e que está preparada para continuar a transformar o concelho num exemplo de desenvolvimento estruturado e sustentável, colocando as pessoas que cá vivem, investem e visitam no centro da ação governativa”.

Além de Filipe Daniel, foram eleitos vereadores do PSD Ricardo Duque, Soraia Saramago, Samuel Félix e Bruno Silva. Paulo Gonçalves e Joana Costa foram eleitos pelo PS.

No discurso de tomada de posse, o presidente comunicou também a distribuição de pelouros ao executivo municipal. Filipe Daniel ficará responsável pela Gestão Financeira, Desenvolvimento Económico e Natural, Turismo, Agricultura, Educação, Obras Públicas e Equipamentos Municipais, Desporto, Proteção Civil e Segurança. O vereador Ricardo Duque assumirá a Cultura, Governança, Juntas de Freguesia, Inovação e Modernização Administrativa, Comunicação, Relações-Públicas e Protocolo, Desenvolvimento Comunitário, Associativismo e Juventude.

A vereadora Soraia Saramago ficará a cargo da Coesão Social, Igualdade, Inclusão, Interculturalidade, Saúde, Bem-Estar e Lazer, Transportes Coletivos e Bem-Estar Animal, enquanto o vereador Samuel Félix liderará o Planeamento e Ordenamento, Gestão Urbanística, Habitação, Mobilidade, Energia e Sustentabilidade. Por fim, o vereador Bruno Silva ficará responsável pela Gestão Patrimonial, Centro Histórico, Conservação e Restauro, Património Cultural, Identidade, Paróquias de Óbidos e Cemitérios Municipais.

 

Assembleia Municipal

 

Fernando Jorge, reeleito presidente da Assembleia Municipal de Óbidos, afirmou o seu compromisso com o envolvimento, a transparência e a proximidade. Destacou a forma clara como os obidenses expressaram a sua confiança na continuidade do projeto que lidera a causa pública, conduzindo o concelho no caminho do desenvolvimento, do progresso e de novas conquistas.

Sublinhou que é necessário dar passos firmes para transformar Óbidos num território mais desenvolvido, atrativo e solidário. Manifestou ainda o desejo de que a Assembleia Municipal se torne cada vez mais próxima dos cidadãos, promovendo o envolvimento de todos e assegurando uma gestão mais justa, eficaz e participativa, através do diálogo entre autarcas, entidades e comunidades.

“Acreditamos que a proximidade é uma ferramenta fundamental”, afirmou, formalizando o compromisso de aproximar este órgão dos cidadãos, com especial atenção aos jovens, que representam o presente e o futuro do concelho. Fernando Jorge destacou também a aposta em novas ferramentas digitais e canais de comunicação que facilitem o acesso à informação e reforcem a transparência da ação pública.

Durante a cerimónia, tomaram também a palavra os representantes dos partidos com assento na Assembleia Municipal. Adélia Araújo, eleita pelo Chega, afirmou que “hoje a democracia está de parabéns — a nossa população deu voz a dois deputados municipais e assim se inicia um novo ciclo”. Acrescentou ainda que o partido “vai lutar pelo respeito, pela justiça, honestidade e transparência”, garantindo que o Chega “trará uma política de proximidade e fará a diferença”.

Pedro Maldonado Freitas, porta-voz do grupo parlamentar do PS, salientou que “o importante é que sejamos todos ouvidos e considerados. Queremos ser tratados como verdadeiros interlocutores no debate e nas decisões desta Câmara”. Destacou ainda “a importância da participação, porque o mais importante na gestão autárquica são as pessoas e a sua qualidade de vida”, manifestando o desejo de “um diálogo construtivo entre todos, sem reduzir a política ao nível do futebol”.

Em representação da bancada do PSD, Ricardo Ribeiro destacou a cerimónia “de compromisso ao serviço do concelho, que tem sabido reinventar-se”. Deixou a garantia de que poderão contar, da parte do PSD, “com uma política de proximidade, com trabalho sério e com a vontade comum de servir”. Acrescentou ainda que vão “ser exigentes e saber discutir antes de decidir, porque o debate é necessário”, desejando que este mandato “seja de união”.

Tomaram posse os elementos da Assembleia Municipal de Óbidos, numa sessão que incluiu a realização da primeira reunião do novo mandato. Na ocasião, foi eleita a Mesa da Assembleia, através da única lista apresentada (Lista A), que obteve 21 votos a favor, 5 em branco e 1 nulo.

A mesa é composta por Fernando Jorge e Silva (PSD – eleito como independente), que mantém a presidência; Hugo Henriques (PSD – eleito como independente), como 1.º secretário, e Lénia Capinha Lameiro (PSD), como 2.ª secretária.

Os deputados municipais são: Ricardo Ribeiro (PSD); Pedro Maldonado Freitas (PS); Lénia Lameiro (PSD); Luís de Oliveira (PSD – independente); Ana Maria de Sousa (PS); Fábio Antunes (Chega – independente); Luís Cunha (PSD); Elisabete Rocha (PSD – independente); Anabela Corado (PS – ausente, será empossada na próxima sessão); Hugo Henriques (PSD – independente); Diogo Câmara (PSD); Vítor Rodrigues (PS – independente); Luana Sousa (PSD); Adélia Araújo (Chega – independente); Ricardo Antunes (PSD – independente); Natália Leandro (PS – independente); Rodrigo Fonseca (PSD – independente); Ana Rita Santos (PSD – independente); João Rodrigues (PS – independente) e José Marques (PSD – independente).

 

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Procurado na Bélgica por perseguição detido no Bombarral

Um homem de 50 anos foi detido no concelho do Bombarral, no passado dia 8, por recair sobre ele um mandado de detenção europeu, emitido pelas autoridades judiciárias da Bélgica, relacionado com a prática do crime de perseguição.

procurado

Condutor apanhado com droga dedicava-se ao tráfico

Um jovem de 22 anos foi detido no concelho do Cadaval na posse de droga que serviria para o tráfico, na sequência de uma ação de fiscalização rodoviária realizada pela GNR no dia 7 de janeiro.

trafico

“Hospital do Oeste, nascer, apanhar o comboio e esperar”

Artigo 166.º do Orçamento do Estado 2026. Aquele momento mágico em que se decide que a saúde em Portugal vai finalmente ganhar realidade, em versão touring mix, distribuída por concelhos como quem entrega folhetos na feira.

foto barroso