Festa das Adiafas e Festival do Vinho Leve animam vila

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
A 26.ª edição da Festa das Adiafas com o 22.º Festival Nacional do Vinho Leve foi inaugurado no passado sábado e decorre até 26 de outubro no Cadaval. Este certame, já emblemático na região Oeste, celebra o fim das colheitas agrícolas com uma programação que junta cultura, gastronomia e convívio, e onde tradição e modernidade se cruzam.

 

Ricardo Pinteus, presidente da Câmara Municipal do Cadaval, entidade organizadora, na abertura do evento declarou que a iniciativa “tem vindo em crescendo nos últimos anos”, tanto mais que “a área está a ficar pequena”.

“Queremos promover o nosso concelho, trazer cá pessoas de fora e dinamizar as associações”, manifestou.

Ao JORNAL DAS CALDAS, o autarca havia dito antes do arranque do evento que tinha “orgulho” neste certame, “pela forma como se consolidou no panorama regional e nacional”, e “satisfação” por ver o Cadaval “afirmar-se cada vez mais como um concelho que valoriza as suas tradições, a sua gente e a sua força agrícola”.

“As Adiafas são muito mais do que uma festa — são um símbolo do que somos enquanto comunidade. Representam o reencontro das nossas origens com o presente e com o futuro, unindo o mundo rural, o tecido económico e a vida associativa num mesmo espaço de celebração. Ano após ano, procuramos que esta seja uma festa à medida do Cadaval: genuína, acolhedora e participada”, afirmou.

“O setor primário é um dos pilares da economia do Cadaval, com destaque para a pera rocha e para o vinho leve, que têm projetado o nome do concelho além-fronteiras”, apontou, sublinhando que “contribui para o emprego e o desenvolvimento local”.

O certame conta no Pavilhão João Francisco Ribeiro Corrêa com 70 expositores, entre artesãos, produtores agrícolas e empresas locais. O programa inclui um cartaz musical diversificado, com nomes conhecidos do grande público como UHF, Vizinhos e David Antunes & The Midnight Band, e as tasquinhas dinamizadas pelas associações do concelho.

A eleição da Rainha das Adiafas 2025, apresentada por Merche Romero e Susana Pinto, marca o encerramento do evento, no próximo domingo.

O 14º Concurso de Vinhos Leves da Região de Lisboa teve os seguintes resultados: Ouro – Casa Santos Lima – Azuleiro Leve; Prata – Casa Agrícola Nicolau – Solar da Marquesa Leve; Adega Cooperativa do  Vermelha – Vinho Mundus Selecionado; Adega Cooperativa Cadaval – Confraria Leve Selecionado; Bronze – Adega  Cooperativa da Vermelha – Vinho Leve Superior; Casa Agrícola Nicolau – Vinho Solar da Marquesa; Adega Cooperativa do Cadaval – Confraria Leve Colheita Selecionada.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Procurado na Bélgica por perseguição detido no Bombarral

Um homem de 50 anos foi detido no concelho do Bombarral, no passado dia 8, por recair sobre ele um mandado de detenção europeu, emitido pelas autoridades judiciárias da Bélgica, relacionado com a prática do crime de perseguição.

procurado

Condutor apanhado com droga dedicava-se ao tráfico

Um jovem de 22 anos foi detido no concelho do Cadaval na posse de droga que serviria para o tráfico, na sequência de uma ação de fiscalização rodoviária realizada pela GNR no dia 7 de janeiro.

trafico

“Hospital do Oeste, nascer, apanhar o comboio e esperar”

Artigo 166.º do Orçamento do Estado 2026. Aquele momento mágico em que se decide que a saúde em Portugal vai finalmente ganhar realidade, em versão touring mix, distribuída por concelhos como quem entrega folhetos na feira.

foto barroso