Bloco de Esquerda apresenta propostas a autarcas eleitos

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
O Bloco de Esquerda (BE) reuniu-se com o presidente da Câmara Municipal das Caldas da Rainha, Vitor Marques, no âmbito da preparação contributiva para o orçamento municipal.

 

Segundo o partido, a reunião decorreu “num ambiente de diálogo construtivo, com abertura para a análise das várias propostas apresentadas pelo Bloco, orientadas pelos desafios estruturais do concelho: habitação, mobilidade, transição climática e serviços públicos”. “A troca de contributos permitiu aprofundar soluções de médio e longo prazo, capazes de responder às dificuldades mais sentidas pela população”, transmitiu o BE.

O partido sublinhou “a urgência de uma estratégia robusta de habitação acessível, começando pelo inventário de imóveis devolutos — públicos e privados — que possam integrar programas municipais de reabilitação para arrendamento a preços acessíveis”. “Defendemos a criação de um Gabinete Municipal de Apoio ao Arrendamento, com mediação jurídica gratuita e acompanhamento em situações de despejo. Apresentámos também a necessidade de aplicar uma taxa agravada de IMI sobre devolutos, com a receita destinada a programas de habitação jovem e ao reforço da oferta pública de arrendamento”, indicou.

“Foi igualmente destacada a redução de IMI para proprietários que reabilitem edifícios segundo critérios de eficiência energética e habitação permanente, contribuindo para a regeneração urbana”, revelou o Bloco, que frisou ainda a relevância da revisão do Plano Diretor Municipal, garantindo que este incorpore “metas claras de habitação pública, sustentabilidade energética e ordenamento equilibrado do território”.

Na área da mobilidade, o Bloco apresentou propostas para alinhar o concelho com as metas nacionais de neutralidade carbónica para 2045, como a modernização ecológica da frota TOMA, com o objetivo de atingir, até 2028, pelo menos 50% de veículos elétricos ou de baixas emissões.

Foram também discutidas medidas para melhorar a paragem rodoviária da Expoeste, com mais área coberta e lugares sentados. O Bloco defendeu igualmente a expansão das ciclovias utilitárias e requalificação das existentes na Lagoa e Variante Atlântica. Outras medidas apresentadas incluíram a implementação de tarifação inteligente no estacionamento de longa duração no centro da cidade.

Entre outras propostas, o BE sublinhou a necessidade urgente de instalar uma draga permanente na Lagoa de Óbidos, a criação de parques caninos com boas condições, a concluisão de intervenções desportivas pendentes, como o campo de A-dos-Francos destinado ao futebol feminino, a reabilitação do Skatepark municipal, do Centro da Juventude (transformando-o num Centro de Inovação Social), do Teatro da Rainha e do Atelier-Museu João Fragoso, e a criação de um Centro Municipal LGBTI+ com respostas de apoio jurídico, psicológico e social.

O BE também reuniu com o presidente da União de Freguesias de Nossa Senhora do Pópulo, Coto e São Gregório, Pedro Brás, no âmbito da preparação do orçamento da freguesia, com propostas em quatro áreas prioritárias: Habitação e Qualidade Urbana, Mobilidade Sustentável e Acessível, Transição Climática e Valorização do Espaço Verde, e Serviços Públicos e Participação Democrática.

“Abordámos respostas sociais urgentes, como o reforço do apoio a idosos em situação de isolamento, e debatemos a situação da Escola do 1.º Ciclo do Coto, sobre a qual recebemos esclarecimentos detalhados e a garantia de que a decisão sobre o seu futuro envolverá uma auscultação pública. Defendemos também que as reuniões da Assembleia de Freguesia possam ser transmitidas em formato digital, promovendo transparência e maior participação cidadã”, transmitiu o BE.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Procurado na Bélgica por perseguição detido no Bombarral

Um homem de 50 anos foi detido no concelho do Bombarral, no passado dia 8, por recair sobre ele um mandado de detenção europeu, emitido pelas autoridades judiciárias da Bélgica, relacionado com a prática do crime de perseguição.

procurado

Condutor apanhado com droga dedicava-se ao tráfico

Um jovem de 22 anos foi detido no concelho do Cadaval na posse de droga que serviria para o tráfico, na sequência de uma ação de fiscalização rodoviária realizada pela GNR no dia 7 de janeiro.

trafico

O que espera de 2026?

É normal que todos os anos, na passagem de ano, se pense em mudança. O JORNAL DAS CALDAS falou com dez cidadãos da zona das Caldas da Rainha, entre os 22 e os 72 anos, para conhecer projetos pessoais e profissionais e ficar a saber o que quer ver de diferente no mundo e na região oeste em 2026. Para o mundo vê-se muita vontade de paz, numa época repleta de guerra, e para as Caldas da Rainha, as propostas são diversificadas, tal como os projetos pessoais e profissionais.

planos Ana Oliveira