Ataque de orcas afunda veleiro e um casal e três crianças são resgatados

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Um veleiro afundou ao largo de Peniche devido a um ataque de orcas ao final da tarde da passada sexta-feira, tendo os cinco tripulantes a bordo – um casal e três filhos menores - sido resgatados pelos meios de socorro envolvidos.

 

O veleiro Ti’Fare, a navegar a 45 milhas náuticas, o equivalente a cerca de 90 quilómetros, a sudoeste de Peniche, deu o alerta via rádio VHF para o Centro de Busca e Salvamento Marítimo de Lisboa (MRCC Lisboa), relatando que o ataque de orcas resultou numa entrada de água a bordo que levou ao consequente afundamento.

Para o local, foram de imediato ativados vários meios do dispositivo de busca e salvamento marítimo. Estiveram empenhados no resgate a fragata D. Francisco de Almeida, o barco de pesca Silmar, uma embarcação da Estação Salva-Vidas de Peniche e o helicóptero EH-101 da Esquadra 751 – “Pumas”, da Força Aérea Portuguesa.

A embarcação de pesca, por se encontrar mais próxima, foi o primeiro meio a chegar ao local e, sob coordenação do MRCC Lisboa, auxiliou a recolha para bordo dos cinco náufragos –  uma mulher de nacionalidade portuguesa e um homem e três crianças de nacionalidade francesa – que já se encontravam dentro da balsa salva-vidas.

Posteriormente, o helicóptero efetuou o transporte dos socorridos para a Base Aérea nº6, do Montijo, já perto das 23h00, onde foi prestada assistência médica pelo INEM. Mais tarde, foram todos transportados para uma unidade hospitalar.

 

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Procurado na Bélgica por perseguição detido no Bombarral

Um homem de 50 anos foi detido no concelho do Bombarral, no passado dia 8, por recair sobre ele um mandado de detenção europeu, emitido pelas autoridades judiciárias da Bélgica, relacionado com a prática do crime de perseguição.

procurado

Condutor apanhado com droga dedicava-se ao tráfico

Um jovem de 22 anos foi detido no concelho do Cadaval na posse de droga que serviria para o tráfico, na sequência de uma ação de fiscalização rodoviária realizada pela GNR no dia 7 de janeiro.

trafico

“Hospital do Oeste, nascer, apanhar o comboio e esperar”

Artigo 166.º do Orçamento do Estado 2026. Aquele momento mágico em que se decide que a saúde em Portugal vai finalmente ganhar realidade, em versão touring mix, distribuída por concelhos como quem entrega folhetos na feira.

foto barroso