António Salvador toma posse como membro dos órgãos sociais da ANIR

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
António Salvador, administrador da Medioeste, proprietária do JORNAL DAS CALDAS e REGIÃO DA NAZARÉ, tomou posse no passado dia 29 como membro dos órgãos sociais da ANIR - Associação Nacional de Imprensa Regional.

 

Em cerimónia realizada no Teatro Cine de Pombal, assumiu o seu lugar no conselho fiscal desta estrutura que reúne os órgãos de comunicação social regionais e que tem como presidente da direção Eduardo Costa.

A ANIR realizou um encontro nacional, onde discutiu a “Revisão dos Incentivos”, o ‘Deserto de Notícias’ que já afeta cerca de metade dos concelhos, a definição da fronteira entre os jornais de proximidade e os boletins municipais, entre outros assuntos.

Pedro Pimpão, presidente da Câmara Municipal de Pombal, manifestou que “é enorme o contributo insubstituível destes meios para a coesão, memória e vida democrática das comunidades. A imprensa local mantém-se essencial para dar visibilidade a coletividades, empresas, iniciativas culturais e dinâmicas sociais que, de outra forma, não teriam expressão pública”.

José Miguel Medeiros, ex-autarca de Ansião e ex-secretário de Estado, alertou para o perigo de captura política e económica dos meios regionais, defendendo que “sem imprensa local não existe democracia local plena”.

O deputado André Rijo, em representação do grupo parlamentar do PS e ex-presidente de câmara municipal, vincou que “a democracia não sobrevive sem imprensa livre e lamentou o silêncio crescente nos jornais regionais”.

Maurício Marques, em representação do grupo parlamentar do PSD e ex-presidente de câmara municipal, defendeu que “o Estado não pode abandonar o setor e tem a obrigação de compensar economicamente a quebra de receitas, garantindo independência e escrutínio”.

Ana Rita Silva, vereadora da Câmara da Batalha, do CDS, afirmou que “no meu concelho o jornal local transformou-se num boletim municipal, publica apenas as deliberações da Câmara e deixou de ter notícia jornalística, por isso os jornalistas que assistem às reuniões são essenciais para garantir escrutínio, porque têm a obrigação de relatar o que se passa com base nos critérios deontológicos da profissão”.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Procurado na Bélgica por perseguição detido no Bombarral

Um homem de 50 anos foi detido no concelho do Bombarral, no passado dia 8, por recair sobre ele um mandado de detenção europeu, emitido pelas autoridades judiciárias da Bélgica, relacionado com a prática do crime de perseguição.

procurado

Condutor apanhado com droga dedicava-se ao tráfico

Um jovem de 22 anos foi detido no concelho do Cadaval na posse de droga que serviria para o tráfico, na sequência de uma ação de fiscalização rodoviária realizada pela GNR no dia 7 de janeiro.

trafico

“Hospital do Oeste, nascer, apanhar o comboio e esperar”

Artigo 166.º do Orçamento do Estado 2026. Aquele momento mágico em que se decide que a saúde em Portugal vai finalmente ganhar realidade, em versão touring mix, distribuída por concelhos como quem entrega folhetos na feira.

foto barroso