Ágora lança primeiro livro infantil dedicado às árvores emblemáticas do concelho

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
A Associação Ambiental Ágora, apresentou, no passado sábado, no Café Palco do Centro Cultural e de Congressos (CCC), o seu primeiro livro infantil, “O Clube das Sementes Mágicas”, uma obra composta por seis contos inspirados em seis árvores emblemáticas do concelho das Caldas da Rainha.

 

O projeto nasceu de um convite da editora Betweien e rapidamente se tornou, segundo a associação, “muito mais do que um livro”, assumindo-se também como um roteiro natural e afetivo pelo território.

Durante a sessão, o diretor do CCC, Mário Branquinho, destacou a importância de iniciativas que promovam a educação ambiental de forma lúdica, sublinhando que o livro funciona como “uma ferramenta importante para transmitir às crianças valores ambientais e uma ligação afetiva à natureza”.

Os textos do livro foram escritos por Manuel Bandeira Duarte e Ivo Andrade. Este último participou no inventário arbóreo do concelho, trabalho que lhe permitiu conhecer centenas de espécies e selecionar aquelas que mais o marcaram. “Chegámos a um número de seis árvores”, contou, lembrando que cada uma representa uma problemática ou uma história de preservação. Para o coautor, o livro pode ajudar crianças e adultos a olhar “com mais atenção” para as árvores da região e a compreender o seu valor ambiental e cultural. “Às vezes, a ficção torna-se realidade, quem sabe se não surgirá mesmo um clube das sementes mágicas”, afirmou.

A ideia começou a ganhar forma quando a associação aceitou o desafio proposto pela editora. Manuel Bandeira Duarte recordou o processo inicial, que incluiu percorrer todo o concelho para registar e fotografar as árvores escolhidas. Para o coautor, o projeto nasceu de forma espontânea: “À medida que íamos conhecendo as árvores, as histórias começaram a nascer quase sozinhas.” O coautor salientou ainda que o livro pretende ser “um ponto de partida para que as pessoas redescubram o seu território”.

A associação, fundada em 2023, tem crescido rapidamente e conta atualmente com 35 associados. Para Veronique Tomaz, cofundadora da Ágora, este livro surge na continuidade do trabalho que têm desenvolvido. “Temos trabalhado em vários eixos, desde limpezas de praia e da rua, a projetos maiores como a limpeza do Rio da Cal”, referiu, acrescentando que este é um projeto que pretende aproximar as famílias da natureza local. A responsável indicou também que a publicação foi ilustrada pela própria editora e que servirá de ponto de partida para várias atividades futuras da associação.

A vereadora da Cultura, Conceição Henriques, realçou o valor territorial da obra. “É um livro sobre o ambiente, mas também sobre o território”, afirmou, sublinhando que reconheceu todas as árvores retratadas nos contos. “É um pretexto extraordinário para que os pais agarrem nos filhos e façam este roteiro”, acrescentou, destacando ainda a mancha arbórea significativa do concelho e a importância de valorizar este património natural.

“O Clube das Sementes Mágicas” está disponível através das redes sociais da Ágora, no site da editora e no espaço da associação no Bairro da Ponte, pelo preço de 12 euros.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Procurado na Bélgica por perseguição detido no Bombarral

Um homem de 50 anos foi detido no concelho do Bombarral, no passado dia 8, por recair sobre ele um mandado de detenção europeu, emitido pelas autoridades judiciárias da Bélgica, relacionado com a prática do crime de perseguição.

procurado

Condutor apanhado com droga dedicava-se ao tráfico

Um jovem de 22 anos foi detido no concelho do Cadaval na posse de droga que serviria para o tráfico, na sequência de uma ação de fiscalização rodoviária realizada pela GNR no dia 7 de janeiro.

trafico

“Hospital do Oeste, nascer, apanhar o comboio e esperar”

Artigo 166.º do Orçamento do Estado 2026. Aquele momento mágico em que se decide que a saúde em Portugal vai finalmente ganhar realidade, em versão touring mix, distribuída por concelhos como quem entrega folhetos na feira.

foto barroso