Agenda de Cooperação Estratégica entre escola superior de Peniche e Câmara

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
A Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar (ESTM) e o Município de Peniche formalizaram uma parceria para a elaboração de uma Agenda de Cooperação Estratégica, um instrumento que visa “a definição de uma visão conjunta para o desenvolvimento de Peniche como território de conhecimento, inovação e sustentabilidade”.

 

A Agenda de Cooperação Estratégica resulta de uma visão partilhada entre as duas instituições, colocando a ciência, a formação e a inovação ao serviço das pessoas e do território. Através desta parceria, “a ESTM pretende fortalecer o seu papel como motor de transformação, ao mesmo tempo que a autarquia de Peniche reforça a aposta na construção de uma cidade de ensino superior dinâmica, inclusiva e sustentável, assumindo-se como um verdadeiro Campus Azul e um laboratório vivo para a Economia Azul”, referiu o Politécnico de Leiria.

O documento estrutura-se em cinco grandes dimensões de colaboração:  Académica e de Vida Estudantil, promovendo o bem-estar, a mobilidade e a integração dos estudantes na comunidade local;  Ciência, Inovação e Empreendedorismo Azul, consolidando Peniche como polo de referência da Economia Azul e da transferência de conhecimento; Territorial e de Desenvolvimento Socioeconómico, reforçando a ligação entre ensino superior, empresas e território, e potenciando um desenvolvimento equilibrado e sustentável; Cultural, Patrimonial e Identitária, valorizando a identidade marítima e cultural de Peniche como elemento distintivo da sua vivência académica aliada ao turismo; Estratégica e de Comunicação, assegurando a governação colaborativa com a criação da marca ‘Peniche Campus Azul’ e a avaliação de impacto desta cooperação.

“Esta Agenda representa um passo essencial no reforço da ligação entre a cidade e a sua comunidade académica. Reconhecer e valorizar os estudantes, docentes, investigadores e colaboradores, como parceiros ativos no desenvolvimento local, é fundamental para promover o bem-estar, a integração e o sentimento de pertença de quem escolhe Peniche para estudar, ensinar, investigar, inovar e trabalhar”, afirmou Sérgio Leandro, diretor da ESTM.

Para o presidente do Município de Peniche, Filipe Sales, “esta parceria reforça o papel de Peniche como uma cidade que acolhe o ensino superior e um território de inovação, aproximando a autarquia da comunidade académica e potenciando novas oportunidades para os jovens, para as empresas e para o desenvolvimento sustentável da região”. O autarca acrescentou que este trabalho colaborativo “faz parte de uma estratégia mais ampla que pretende criar oportunidades de emprego local, para que cada vez mais jovens escolham o concelho de Peniche para viver, trabalhar e constituir família”.

A Agenda de Cooperação Estratégica estabelece mecanismos de planeamento, execução e acompanhamento conjunto, traduzindo-se num instrumento de governação colaborativa entre o poder local e o ensino superior, alinhado com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e as prioridades europeias de transição verde e digital.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Procurado na Bélgica por perseguição detido no Bombarral

Um homem de 50 anos foi detido no concelho do Bombarral, no passado dia 8, por recair sobre ele um mandado de detenção europeu, emitido pelas autoridades judiciárias da Bélgica, relacionado com a prática do crime de perseguição.

procurado

Condutor apanhado com droga dedicava-se ao tráfico

Um jovem de 22 anos foi detido no concelho do Cadaval na posse de droga que serviria para o tráfico, na sequência de uma ação de fiscalização rodoviária realizada pela GNR no dia 7 de janeiro.

trafico

O que espera de 2026?

É normal que todos os anos, na passagem de ano, se pense em mudança. O JORNAL DAS CALDAS falou com dez cidadãos da zona das Caldas da Rainha, entre os 22 e os 72 anos, para conhecer projetos pessoais e profissionais e ficar a saber o que quer ver de diferente no mundo e na região oeste em 2026. Para o mundo vê-se muita vontade de paz, numa época repleta de guerra, e para as Caldas da Rainha, as propostas são diversificadas, tal como os projetos pessoais e profissionais.

planos Ana Oliveira