Estudante em Peniche conquista Prémio Jovem Talento da Gastronomia

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Vânia Marques, estudante finalista da licenciatura em Gestão Turística e Hoteleira, da Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar (ESTM), em Peniche, foi a vencedora do Prémio Jovem Talento da Gastronomia 2025, na categoria ‘Pastelaria Dovo’.

 

A estudante destacou-se entre os finalistas após várias etapas de seleção, nas quais evidenciou rigor técnico e uma abordagem criativa à pastelaria contemporânea. Na final, realizada nos dias 3 e 4 de dezembro, na Escola de Hotelaria e Turismo do Estoril, reforçou a consistência do seu trabalho, garantindo o primeiro lugar numa das categorias mais exigentes e concorridas do concurso.

“Acredito que participar em concursos é uma das melhores formas de inovar, adquirir novos conhecimentos e manter contacto com outros profissionais, algo sempre benéfico para o nosso futuro. Receber este reconhecimento foi um verdadeiro privilégio e deixou-me extremamente feliz por ver todo o trabalho e dedicação recompensados”, afirmou Vânia Marques.

Ao longo das várias etapas do concurso, a estudante contou com o apoio dos colegas dos cursos de Gestão Turística e Hoteleira e de Gestão da Restauração e Catering, que estiveram presentes no roadshow e na cerimónia de entrega de prémios. Os estudantes foram acompanhados pelas docentes Anabela Elias, Júlia Fonseca e Cátia Malheiros, numa iniciativa que promoveu o contacto com profissionais do setor, tendências atuais e ambientes reais de avaliação de talento.

“Além da sua paixão e do seu talento em pastelaria, a Vânia tem sido uma estudante muito proativa que procura desafiar-se e agarrar todas as oportunidades que lhe aparecem com elevado sentido de responsabilidade. Foi também uma das ‘Embaixadoras da Hotelaria’, da Associação de Diretores de Hotéis de Portugal, na secção júnior. Por isso, temos a certeza que esta etapa será apenas mais uma das muitas conquistas que virão. Queremos dar os parabéns à Vânia e desejar-lhe as maiores felicidades, e esperamos que possa inspirar outros colegas a participar neste tipo de concurso que, para além da experiência em si, permite alargar a rede de contactos e o horizonte profissional dos estudantes desta área”, referiu Cátia Malheiros, coordenadora do curso de Gestão Turística e Hoteleira.

Também o diretor da ESTM, Sérgio Leandro, destacou que a conquista da estudante “enche todos de orgulho e traduz, de forma exemplar, o trabalho desenvolvido diariamente na Escola”, manifestando que este prémio “é um incentivo para todos os nossos estudantes continuarem a desafiar-se e a acreditar no impacto que podem ter no futuro do setor.”

O Jovem Talento da Gastronomia é um concurso nacional de referência organizado pelas Edições do Gosto e dedicado à formação e valorização de jovens profissionais das áreas da cozinha, pastelaria, restauração e bebidas. Nasceu em 2009 com o propósito de apoiar estudantes e jovens profissionais das áreas da hotelaria e restauração em Portugal, reunindo anualmente dezenas de participantes de escolas e instituições de ensino superior de todo o país, desafiando-os a demonstrar técnica, criatividade, inovação e capacidade de resposta em ambiente de competição profissional.

A categoria “Pastelaria Dovo” evidencia o papel específico da pastelaria, reconhecendo o contributo da marca Dovo para o setor, aliando o melhor da tradição à inovação e estimulando um espírito de excelência entre os participantes.

Antes da final houve três semifinais, acompanhadas de roadshows com demonstrações de cozinha, pastelaria e bar, e dinâmicas divertidas.

Caldas da Rainha acolheu uma das semifinais, a 12 de novembro, na Escola de Hotelaria e Turismo do Oeste, com o roadshow no Centro Cultural e de Congressos.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Procurado na Bélgica por perseguição detido no Bombarral

Um homem de 50 anos foi detido no concelho do Bombarral, no passado dia 8, por recair sobre ele um mandado de detenção europeu, emitido pelas autoridades judiciárias da Bélgica, relacionado com a prática do crime de perseguição.

procurado

Condutor apanhado com droga dedicava-se ao tráfico

Um jovem de 22 anos foi detido no concelho do Cadaval na posse de droga que serviria para o tráfico, na sequência de uma ação de fiscalização rodoviária realizada pela GNR no dia 7 de janeiro.

trafico

O que espera de 2026?

É normal que todos os anos, na passagem de ano, se pense em mudança. O JORNAL DAS CALDAS falou com dez cidadãos da zona das Caldas da Rainha, entre os 22 e os 72 anos, para conhecer projetos pessoais e profissionais e ficar a saber o que quer ver de diferente no mundo e na região oeste em 2026. Para o mundo vê-se muita vontade de paz, numa época repleta de guerra, e para as Caldas da Rainha, as propostas são diversificadas, tal como os projetos pessoais e profissionais.

planos Ana Oliveira