Estação Salva-vidas auxilia veleiro com leme danificado por orcas

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Uma interação com orcas, a cerca de três milhas e meia náuticas (aproximadamente seis quilómetros) do porto de Peniche, danificou o leme de um veleiro, com bandeira francesa, que levava cinco tripulantes a bordo.

 

Por forma a minimizar o risco para a segurança da navegação o barco seria rebocado para marina de Peniche por uma embarcação da Estação Salva-vidas de Peniche, cujos elementos verificaram que os tripulantes se encontravam bem fisicamente, sem necessidade de assistência médica, revelou a Autoridade Marítima Nacional.

O caso verificou-se nesta quinta-feira, tendo o alerta sido dado pelas 14h27.

O veleiro só poderá voltar a navegar após ser alvo de uma vistoria, a fim de garantir estar em condições.

As orcas são animais curiosos, pelo que deve ser evitada a movimentação no convés no sentido da diminuição do seu interesse pela embarcação.

Numa informação sobre que respostas dar perante interações de veleiros com orcas, é indicado que o protocolo de segurança recomenda a que se reduza a velocidade ou pare, se as condições de mar permitirem, desligar o motor, soltar o leme e recolher as velas, ou engrenar a ré e navegar assim durante o tempo considerado necessário, sem mudanças bruscas de direção.

Deve-se desligar o piloto automático e a ecosonda, não tentar tocar, gritar ou atirar objetos às orcas e ficar fora de vista. Ao mesmo tempo contatar as autoridades por VHF (canal 16) ou telefone de emergência (112) e aguardar as orientações.

O comprimento dos adultos das orcas-ibéricas situa-se entre os cinco e os seis metros e meio. É um tamanho pequeno em comparação com outras orcas em todo o mundo, como as antárticas, que chegam a nove metros. Os espécimes juvenis medem de três a quatro metros e meio e as crias entre dois e três metros.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Procurado na Bélgica por perseguição detido no Bombarral

Um homem de 50 anos foi detido no concelho do Bombarral, no passado dia 8, por recair sobre ele um mandado de detenção europeu, emitido pelas autoridades judiciárias da Bélgica, relacionado com a prática do crime de perseguição.

procurado

Condutor apanhado com droga dedicava-se ao tráfico

Um jovem de 22 anos foi detido no concelho do Cadaval na posse de droga que serviria para o tráfico, na sequência de uma ação de fiscalização rodoviária realizada pela GNR no dia 7 de janeiro.

trafico

O que espera de 2026?

É normal que todos os anos, na passagem de ano, se pense em mudança. O JORNAL DAS CALDAS falou com dez cidadãos da zona das Caldas da Rainha, entre os 22 e os 72 anos, para conhecer projetos pessoais e profissionais e ficar a saber o que quer ver de diferente no mundo e na região oeste em 2026. Para o mundo vê-se muita vontade de paz, numa época repleta de guerra, e para as Caldas da Rainha, as propostas são diversificadas, tal como os projetos pessoais e profissionais.

planos Ana Oliveira