O livro é uma homenagem ao Bombarral e às suas raízes, conduzindo o leitor numa viagem pelos postais ilustrados, verdadeiros embaixadores do território e da sua riqueza patrimonial.
“Sempre tive paixão pela história local. Ao reunir postais ilustrados antigos, percebi que tinha em mãos uma narrativa visual única do Bombarral que merecia ser partilhada”, contou o autor ao JORNAL DAS CALDAS.
José Vitor Silva descreveu serem “documentos visuais que captam momentos, paisagens e transformações”. “Funcionam como janelas para o passado e ajudam-nos a compreender a identidade da vila”, manifestou.
O processo de pesquisa “exigiu tempo e dedicação”. “Recolhi postais, consultei arquivos e conversei com habitantes que contribuíram com histórias e memórias”.
No seu entender, “valorizar o passado é essencial para compreender o presente”. “Espero que este livro desperte curiosidade e orgulho pela história do Bombarral”, disse o autor, que agradeceu à Associação de
Defesa do Património Cultural do Concelho do Bombarral pela edição deste livro, elogiando a instituição pelo “excelente trabalho de promoção e salvaguarda do património do concelho”.
A apresentação contou com o presidente da Câmara, Ricardo Fernandes, e do presidente da associação cultural, Luís Camilo Duarte.
0 Comentários