Para além dos autarcas e outras entidades representadas, estiveram presentes o diretor regional das Infraestruturas de Portugal, Vitor Sequeira, e o vice-presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro, Luís Filipe.
A cerimónia teve início com a comitiva e população a percorrerem a rua requalificada, desde o Largo da Vacuum até à rotunda do sapo, onde houve discursos e foi descerrada uma placa.
Depois disso, foi ainda descerrada outra placa de inauguração da ponte pedonal e seguiu-se a primeira passagem oficial da freguesia de Nossa Senhora do Pópulo para a freguesia de Santo Onofre.
“A cidade ganha uma via mais funcional, com dois sentidos, 71 lugares de estacionamento e condições cicláveis, e uma travessia pedonal moderna, com elevadores que garantem acessibilidade para todos”, destacou o presidente da Câmara, Vitor Marques.
“Uma cidade que cuida da mobilidade é uma cidade que cuida das pessoas”, defendeu, salientando que foram gastos cerca de dois milhões de euros nestas duas obras.
Vitor Marques referiu que este é um projeto antigo e que coube a este executivo concretizá-lo. “Tem de ser esta a forma de pensar a cidade. Há outras obras que estão a decorrer em simultâneo e outras que estão programadas”, afirmou.
“Esta é a nossa visão para as Caldas da Rainha. Para os caldenses e para aqueles que todos os dias vêm para as Caldas. Nós temos esta capacidade de agregar e de trazer mais pessoas para cá do que aquelas que saem”, adiantou.
O autarca acredita que a cidade vai continuar a atrair mais pessoas, até porque “tem cada vez mais respostas e serviços”, por isso torna-se importante criar condições de acessibilidade, estacionamento e de mobilidade.
O edil caldense informou ainda que já foram entregues na Câmara vários projetos de reabilitação de edifícios naquela rua, o que a irá tornar ainda mais agradável. Salientou ainda as obras de requalificação da Linha do Oeste e deixou o desejo que estas continuem para norte.
O vice-presidente da Câmara, Joaquim Beato, destacou que aquele era um dia de alegria para as Caldas da Rainha e agradeceu às várias pessoas e entidades que estiveram envolvidos neste processo, desde a Infraestruturas de Portugal, às empresas de construção e aos vários funcionários da autarquia, entre outros.
A Rua da Estação passa a ter uma ciclovia, nos dois sentidos, partilhada com a rodovia. Em relação às infraestruturas técnicas foram ainda realizadas as seguintes intervenções: Substituição da Rede de Abastecimento de Água, melhoramento da Rede de Drenagem de Água Pluvial, melhoramento da Rede de Drenagem de Águas Residuais Domésticas, remodelação da Rede de Infraestruturas Elétricas (Rede de Iluminação Pública e Rede de Distribuição de Baixa Tensão) e construção de Rede de Infraestruturas de Telecomunicações.
A nova passagem superior de peões junto à estação de comboios tem três elevadores – um em cada extremo e um na zona central de acesso ao cais de passageiros entre as linhas da ferrovia. A ponte antiga está a ser desmantelada.
0 Comentários