Simulacro testou choque de carros e abalroamento por um comboio numa Linha do Oeste eletrificada

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
O simulacro de uma colisão rodoviária envolvendo vários carros, seguida de abalroamento por um comboio que circulava na Linha do Oeste e de um incêndio rural, na localidade de São Mamede, na freguesia de Roliça, no Bombarral, serviu na noite do passado dia 27 para testar o Plano Municipal de Emergência e Proteção Civil deste concelho e a capacidade de resposta operacional perante um cenário de elevada complexidade.
Colisão rodoviária seguida de abalroamento por um comboio

Sérgio Morais, coordenador municipal de Proteção Civil do Bombarral, revelou que este foi um plano aprovado recentemente e procurou-se fazer um exercício de teste, que envolveu mais de 160 operacionais e diversas entidades, acabando por ser um simulacro regional, com a participação de 16 quartéis de bombeiros.

“Eu diria que é um exercício municipal com a colaboração de entidades de âmbito sub-regional”, manifestou, adiantando que “um acidente real desta natureza vai envolver sempre mais meios do que propriamente aqueles existentes no município”.

Para além das corporações de bombeiros, participaram a GNR, o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas, a Infraestruturas de Portugal, a Autoestradas do Atlântico, a CP, a E-Redes, a MEO, a Segurança Social, a Santa Casa da Misericórdia, os escuteiros e doze serviços municipais de proteção civil do Oeste e outras entidades que colaboram não só operacionalmente, mas também em termos de coordenação institucional, como é o caso das que têm assento na Comissão Municipal de Proteção Civil.

O simulacro foi realizado a pensar numa suposta linha do Oeste já eletrificada, com o objetivo de testar os procedimentos de atuação nessa situação, esperando que um acidente nestas circunstâncias nunca venha a acontecer.

O Comando Sub-regional de Emergência e Proteção Civil do Oeste coordenou o exercício EMERGEX’25, que incluiu a ativação do Plano Municipal de Emergência, a gestão do posto de comando operacional e o treino de procedimentos de comando e controlo.

O comandante Sub-regional do Oeste, Carlos Silva, agradeceu “o empenho de todos os participantes e entidades envolvidas”, destacando “o importante apoio do Município do Bombarral na organização desta iniciativa, fundamental para reforçar a preparação da região face a emergências complexas”.

O exercício levou a que vários acessos estivessem condicionados na localidade de São Mamede, entre as 21h30 e as 03h00, na Estrada Nacional n.º 8 entre a passagem de nível e a localidade de Delgada, na Estrada da Boavista e junto à coletividade de São Mamede.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Apresentação do livro “O Bombarral Através do Bilhete Postal Ilustrado”

No âmbito das comemorações do 111º aniversário do concelho do Bombarral, no passado dia 29, no auditório municipal da vila, a Associação de Defesa do Património Cultural do Concelho do Bombarral apresentou o livro "O Bombarral através do bilhete postal ilustrado", da autoria de José Vítor Silva.

livro0

João Almeida em décimo terceiro após a segunda etapa no Tour de France

Na segunda etapa do Tour de France 2025, entre Lauwin-Planque e Boulogne-sur-Mer (209,1 quilómetros), o caldense João Almeida, da UAE Emirates - XRG, terminou no pelotão do vencedor ao sprint, o neerlandês Mathieu van der Poel, da Alpecin – Deceuninck, e ocupa agora o décimo terceiro lugar da geral, após subir 47 posições, estando a 49 segundos do líder.

almeida2