Este programa assenta em cuidados estratégicos no âmbito da parentalidade. Literacia, capacitação, prevenção e redução de riscos são os pilares que promovem a qualidade de vida e a sustentabilidade.
“Intervir na parentalidade é transformador. Potencia a saúde de cada pessoa, de cada família, de toda a comunidade – no presente e através das gerações, e com baixo custo”, refere a ULSO.
“Aqui, cuidar de uma nova vida começa muito antes do nascimento e prolonga-se, com empatia, apoio e conhecimento por muito tempo. Neste programa, as comunidades de Bombarral e Peniche encontram – presencialmente ou em formato digital – acolhimento, educação para a saúde, empoderamento, apoio e promoção da saúde mental, fortalecimento do vínculo familiar e uma rede de suporte comunitário”, descreve.
No pré-parto/pré-natal, as utentes e acompanhantes participam em sessões teórico-práticas que visam adaptar-se melhor à gravidez, preparar o parto, o nascimento e a transição para a parentalidade. O atendimento individualizado às famílias procura sempre a humanização e a adequação a cada situação específica.
No pós-parto/pós-natal destaca-se a assistência, no apoio ao aleitamento materno e no apoio à parentalidade, em contexto individual, mas também em sessões teórico-práticas em grupo, de readaptação pós-parto e de grupo parental.
0 Comentários