Professora finalista do Global Teacher Prize foi homenageada

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Ana Margarida Martins, professora de Educação Física no Agrupamento de Escolas Fernão do Pó (AEFP), do Bombarral, foi uma das dez finalistas do Global Teacher Prize Portugal 2025, prémio que destaca os docentes nacionais, tendo sido homenageada no dia 4 de junho, pelo Município do Bombarral e pela organização “Mentes Empreendedoras”, no âmbito deste galardão.
A professora do Bombarral com o presidente da Câmara

Este ano o prémio principal foi ganho por José Hermínio Oliveira, da Escola Secundária Francisco Rodrigues Lobo, de Leiria.

A professora do Bombarral foi homenageada numa cerimónia que decorreu no Salão Nobre dos Paços do Concelho, com a presença do presidente da autarquia, Ricardo Fernandes, da vereadora Fátima Coelho, do diretor do AEFP, Emanuel Vilaça, de Ana Moniz, professora bombarralense vencedora do Global Teacher Prize Portugal em 2023, bem como de alunos do curso de desporto do estabelecimento de ensino.

Neste reconhecimento simbólico, Ricardo Fernandes salientou o intenso e importante trabalho desenvolvido pela docente. Figurar entre os dez finalistas é, para o edil, motivo de orgulho: “Um finalista já é um vencedor”, sublinhou.

Ana Margarida Martins considerou que este reconhecimento estende-se a “todos os que acreditam na escola pública, no poder da educação física e no impacto que o movimento pode ter nas aprendizagens dos alunos”. Acredita que o movimento é uma chave para a inclusão, a motivação e o sucesso escolar.

É mentora do projeto de desporto escolar “Sobre Rodas”, que abrange todos os ciclos de ensino, promovendo o bem-estar, a superação e o gosto por aprender em movimento. Inclui atividades como gincanas, Ori-BTT e percursos BTT dentro e fora do espaço escolar, adaptados a diferentes níveis e condições físicas. Tem sido uma alavanca de integração e autoestima, sobretudo entre os alunos com mais dificuldades. Tem acompanhado casos de alunos com grandes bloqueios e frustrações, que superaram desafios graças a estratégias adaptadas e à confiança construída ao longo do tempo.

A sua proposta pedagógica prevê a criação da Sala Mitocôndria, de apoio à educação física: um espaço que denomina como uma “central de energia” onde o movimento se alia à tecnologia e aprendizagem. Trata-se de uma sala equipada com ferramentas e recursos inovadores que permitem o desenvolvimento das competências motoras dos alunos e a promoção da inclusão.

Com formação em Ciências do Desporto e Educação Física, mestrado em Exercício e Saúde, e pós-graduações em Educação Especial e Intervenção em Trauma, alia o conhecimento académico a uma forte ação no terreno.

O seu trabalho é reconhecido pelos alunos, colegas e comunidade. A professora é também bombeira voluntária, dinamizadora de workshops de saúde e bem-estar e docente no ensino superior, onde partilha uma visão inclusiva da educação.

 

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Escola Básica do Alvito vai ser requalificada

O Município de Óbidos assinou, na passada sexta-feira, um protocolo de colaboração com o Governo que garante um financiamento de 442.800 euros para uma intervenção urgente na Escola Básica do Alvito.

Alvito

Palestra “As Leis Morais”

O Centro de Cultura Espírita de Caldas da Rainha vai levar a cabo uma palestra subordinada ao tema "As Leis Morais", com José Felipe, no dia 11 de julho, às 21h00.