Encontro nacional das adegas cooperativas na Vermelha

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
O primeiro encontro nacional das adegas cooperativas decorreu na Adega Cooperativa da Vermelha, no Cadaval, no passado dia 5, reunindo representantes de trinta adegas de norte a sul do país.
Evento reuniu representantes de trinta adegas de norte a sul do país

Com o objetivo de discutir em conjunto qual o caminho que as cooperativas vitivinícolas deverão seguir no futuro, não perdendo a sua essência e objetivo de remunerar cada vez melhor os seus associados, a Federação Nacional das Adegas Cooperativas (Fenadegas) levou a efeito o seu primeiro “Winery Meeting”, com a participação de entidades chave do setor.

Para ajudar nessa reflexão, foram convidadas diversas individualidades, como Arlindo Cunha, presidente da Comissão Vitivinícola Regional do Dão, João Rebelo, professor da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Francisco Toscano Rico, presidente da Associação Nacional das Denominações de Origem Vitivinícolas, Nuno Serra, secretário-geral da Confederação Nacional das Cooperativas Agrícolas e do Crédito Agrícola de Portugal, José Bernardo Nunes, vice-presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional de Lisboa e Vale do Tejo, e Bernardo Gouvêa, presidente do Instituto da Vinha e do Vinho (IVV).

A abertura da sessão ficou a cargo do presidente da Fenadegas, António Mendes, do presidente da Adega Cooperativa da Vermelha, Rui Soares, e do presidente da Câmara Municipal do Cadaval, Ricardo Pinteus.

Ricardo Pinteus destacou a realização deste encontro no concelho: “Deixa-nos muito orgulhosos que este evento se realize aqui no nosso território. O Cadaval é um concelho predominantemente agrícola e onde o setor da vinha tem uma importância muito grande”.

O autarca reconheceu as dificuldades que o setor enfrenta e reafirmou o compromisso do Município em acompanhar a situação e prestar o apoio necessário.

A Fenadegas anunciou que será realizado pela Nova SBE um estudo de caraterização do setor cooperativo vitivinícola, apoiado pelo IVV e Crédito Agrícola.

Os momentos de debate e partilha de conhecimentos sucederam-se ao longo da manhã, primeiro com a apresentação do modelo de estudo “Avaliação do Impacto Económico das Adegas Cooperativas em Portugal”, por João Duarte, investigador da Nova SBE, e posteriormente no painel “Pensar o Futuro”, que reuniu os convidados.

A importância das cooperativas, a criação da “Marca Cooperativa”, apresentando um produto sustentável, com ligação à terra, com boas práticas de produção, a definição de um plano de investimento estrutural, a necessidade de investimentos na capacitação humana e requalificação produtiva, ajudas à concentração, foram alguns temas abordados.

 

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Escola Básica do Alvito vai ser requalificada

O Município de Óbidos assinou, na passada sexta-feira, um protocolo de colaboração com o Governo que garante um financiamento de 442.800 euros para uma intervenção urgente na Escola Básica do Alvito.

Alvito

Palestra “As Leis Morais”

O Centro de Cultura Espírita de Caldas da Rainha vai levar a cabo uma palestra subordinada ao tema "As Leis Morais", com José Felipe, no dia 11 de julho, às 21h00.