Queda de árvore interditou EN114 em Vidais

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Uma árvore de grande porte caiu na noite da passada quarta-feira na EN114, à entrada de Vidais (na direção Caldas da Rainha-Rio Maior), interditando a circulação na via, tendo sido removida ao princípio da madrugada de quinta-feira após a intervenção dos bombeiros voluntários das Caldas da Rainha, com a ajuda de uma retroescavadora do Município operada pelo colaborador Nelson Costa.
Intervenção para remoção da árvore

Segundo o presidente da Junta de Freguesia de Vidais, Rui Henriques, a situação fez derrubar cabos elétricos para a via, o que foi resolvido pela E-Redes.

O autarca lamenta que existam mais árvores que estão secas e em perigo naquela estrada mas não podem ser removidas por recair sobre a Infraestruturas de Portugal uma providência cautelar colocada pelo coletivo Folhas erguidas, que se tem mostrado preocupado com o abate de árvores ao longo da EN114 nos concelhos de Rio Maior, Santarém e Caldas da Rainha.

O Folhas erguidas alega ter sido confrontado com “o abate de cerca de 470 árvores (carvalhos, freixos, ciprestes e cedros) numa extensão de quinze quilómetros da EN 114 (Rio Maior-Azambujeira), bem como a marcação de mais árvores no sentido Rio Maior-Caldas da Rainha, com uma parte significativa em território da Rede Natura 2000”, pelo que decidiu “conter este ciclo agressivo, desproporcionado e absolutamente em contraciclo com a conservação da natureza e da biodiversidade”.

Contudo, Rui Henriques sustenta que há muito tempo que luta por “podas controladas e remoções de árvores completamente secas junto da EN114 na freguesia de Vidais e não só”, e enquanto tal não acontecer, “centenas de vidas são colocadas em perigo todos os dias naquela estrada”.

Outra estrada, entre Vidais e Alvorninha (junto ao cruzamento do Casal da Achada), esteve interdita devido à queda de uma árvore.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Apresentação do livro “O Bombarral Através do Bilhete Postal Ilustrado”

No âmbito das comemorações do 111º aniversário do concelho do Bombarral, no passado dia 29, no auditório municipal da vila, a Associação de Defesa do Património Cultural do Concelho do Bombarral apresentou o livro "O Bombarral através do bilhete postal ilustrado", da autoria de José Vítor Silva.

livro0

João Almeida em décimo terceiro após a segunda etapa no Tour de France

Na segunda etapa do Tour de France 2025, entre Lauwin-Planque e Boulogne-sur-Mer (209,1 quilómetros), o caldense João Almeida, da UAE Emirates - XRG, terminou no pelotão do vencedor ao sprint, o neerlandês Mathieu van der Poel, da Alpecin – Deceuninck, e ocupa agora o décimo terceiro lugar da geral, após subir 47 posições, estando a 49 segundos do líder.

almeida2