Consulta pública para implementação da Central Solar Fotovoltaica de Santa Susana

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Iniciou-se no dia 18 de março a consulta pública para a implementação de uma central fotovoltaica entre Landal, Casais de Aramenha, Santa Susana, Casais de Paraventa e A-dos-Francos, no concelho das Caldas da Rainha. Decorre até dia 7 de abril e pode ser acompanhada no Portal Participa, uma plataforma pública oficial onde qualquer cidadão pode expressar opinião sobre os projetos apresentados.
A central terá uma área de implantação de 59,1 hectares, envolvendo as freguesias de Landal e A-dos-Francos

A Central Solar Fotovoltaica (CFS) de Santa Susana, nas imediações do Parque Eólico da Serra de Candeeiros, com o qual se pretende a hibridização, terá uma potência instalada máxima de 36,71 megawatts e uma área de implantação de 59,1 hectares. O objetivo do projeto é a produção de energia elétrica a partir de uma fonte renovável e não poluente, o sol.

“O projeto contribui, assim, ao cumprimento dos compromissos assumidos pelo Estado português, nomeadamente no combate às alterações climáticas, uma vez que promove a redução das emissões de gases com efeito de estufa associadas à utilização de combustíveis fósseis para produção de energia, e para o cumprimento dos objetivos nacionais de produção de energia elétrica por fontes renováveis”, lê-se na proposta.

A central será ligada a uma tensão de 30 quilovolts através de cabo elétrico até uma subestação dedicada (projeto associado a desenvolver no quadro de outro projeto) localizada no concelho de Rio Maior. Esta subestação será ligada à linha elétrica de 60 quilovolts de ligação do Parque Eólico de Serra de Candeeiros à subestação de Rio Maior.

O Parque Eólico da Serra de Candeeiros com quarenta e dois aerogeradores, tem uma produção média de aproximadamente 321 gigawatts-hora. Com a instalação da CSF estima-se uma produção média anual de 61 gigawatts-hora, que resulta do projeto de hibridização.

Na presente fase de projeto, o traçado da linha, com aproximadamente cinco quilómetros, é indicativo, podendo equacionar-se que a mesma se desenvolva em troço aéreo e/ou subterrâneo.

A CSF de Santa Susana desenvolve-se em terrenos atualmente ocupados por um denso povoamento de eucalipto, pelo que a implantação do projeto irá implicar uma desflorestação superior a 50 hectares.

O promotor do projeto é a Iberwind II Produção – Sociedade Unipessoal.

 

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Apresentação do livro “O Bombarral Através do Bilhete Postal Ilustrado”

No âmbito das comemorações do 111º aniversário do concelho do Bombarral, no passado dia 29, no auditório municipal da vila, a Associação de Defesa do Património Cultural do Concelho do Bombarral apresentou o livro "O Bombarral através do bilhete postal ilustrado", da autoria de José Vítor Silva.

livro0

João Almeida em décimo terceiro após a segunda etapa no Tour de France

Na segunda etapa do Tour de France 2025, entre Lauwin-Planque e Boulogne-sur-Mer (209,1 quilómetros), o caldense João Almeida, da UAE Emirates - XRG, terminou no pelotão do vencedor ao sprint, o neerlandês Mathieu van der Poel, da Alpecin – Deceuninck, e ocupa agora o décimo terceiro lugar da geral, após subir 47 posições, estando a 49 segundos do líder.

almeida2