Cemitérios da região vandalizados e assaltados

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Diversos cemitérios na região Oeste têm sido alvo de atos de vandalismo e de furtos nos últimos dias, encontrando-se a GNR a investigar e a procurar localizar os autores, que para além dos danos provocados retiram objetos.
Entrada do cemitério do Senhor Jesus do Carvalhal (foto GualdimG)

No Bombarral, as três juntas de freguesia em área rural não foram poupadas.

Na passada quinta-feira as juntas de freguesia de Carvalhal e de Roliça relataram que os respetivos cemitérios foram atacados pelos larápios.

Segundo a informação à população divulgada pela presidente da junta de Carvalhal, Alexandra Figueiredo, a autarquia comunicou à GNR a existência de danos no cemitério do Senhor Jesus do Carvalhal, sendo pedido aos lesados pelo furto de alguma peça na campa do seu ente querido para dirigirem-se a essa força de segurança para reclamar os prejuízos sofridos.

Um dos lesados relatou que foram furtadas quatro estatuetas e uma jarra, tendo sido partida outra jarra.

Por sua vez, a Junta de Freguesia de Roliça transmitiu à população que o seu cemitério foi vandalizado na madrugada dessa quinta-feira.

“A GNR já foi informada sobre a ocorrência e o levantamento dos danos causados a várias campas também já foi feito por esta autarquia, no entanto pedimos aos familiares que têm sepulturas perpétuas com campa, que se dirijam à secretaria da Junta de Freguesia de Roliça ou liguem a fim de consultarem a listagem das campas danificadas por este ato de vandalismo”, comunicou a autarquia.

“Lamentamos que este lugar sagrado tivesse sido mais uma vez alvo de uma prática destrutiva que causa danos materiais e emocionais à nossa comunidade”, manifestou a junta presidida por Michelle Bispo.

A Junta de Freguesia do Pó, no Bombarral, revelou que também o seu cemitério “foi vandalizado”. “Todos os fregueses que verifiquem danos nas sepulturas devem comunicar às autoridades”, pede a autarquia liderada por Álvaro Benjamin.

A situação está a causar uma onda de indignação das populações, lamentando que “já nem os cemitérios escapam à malvadez, nem os mortos têm descanso”.

Apesar de portões fechados e muros à volta, os obstáculos não demoveram os ladrões, que atacaram igualmente diversos cemitérios no concelho de Peniche.

O cemitério de Ferrel foi um deles, na madrugada de segunda-feira, como deu conta a junta de freguesia, que pediu à população para informar se detetar movimentos estranhos e em caso de desaparecimento de pertences deve apresentar queixa na GNR.

Em Atouguia da Baleia várias pessoas comunicaram assaltos em diversos cemitérios da freguesia durante o fim de semana. É o caso de Ribafria, Geraldes e Lugar da Estrada. O de São Bernardino também poderá ter sido alvo.

Haverá outros cemitérios nos concelhos em redor igualmente afetados, como Óbidos, Cadaval e Lourinhã.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Apresentação do livro “O Bombarral Através do Bilhete Postal Ilustrado”

No âmbito das comemorações do 111º aniversário do concelho do Bombarral, no passado dia 29, no auditório municipal da vila, a Associação de Defesa do Património Cultural do Concelho do Bombarral apresentou o livro "O Bombarral através do bilhete postal ilustrado", da autoria de José Vítor Silva.

livro0

João Almeida em décimo terceiro após a segunda etapa no Tour de France

Na segunda etapa do Tour de France 2025, entre Lauwin-Planque e Boulogne-sur-Mer (209,1 quilómetros), o caldense João Almeida, da UAE Emirates - XRG, terminou no pelotão do vencedor ao sprint, o neerlandês Mathieu van der Poel, da Alpecin – Deceuninck, e ocupa agora o décimo terceiro lugar da geral, após subir 47 posições, estando a 49 segundos do líder.

almeida2