O frio e as constipações

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Na Medicina Tradicional Chinesa (MTC), a interação do corpo humano com o frio está principalmente associada ao canal da Bexiga (Bx). Este é o canal mais superficial e o maior do corpo humano, estendendo-se desde o canto interno dos olhos, contornando a cabeça, passando pelas costas e pela parte posterior das pernas, até ao dedo mindinho dos pés. Este é um dos canais mais trabalhados em clínica (mesmo por aqueles que não o conhecem como tal), pois é muito usado no tratamento de problemas nas costas, como lombalgias, bem como de condições crónicas noutros órgãos.

Em relação ao frio, o canal da Bx é a primeira linha de defesa contra invasões de frio. Quando é invadido, seja por um fator patogénico externo forte ou por uma debilidade interna, surgem estagnações ou bloqueios pelo ao longo do seu trajeto – é desta forma que se explicam os primeiros sintomas de uma constipação. A rinorreia, a dor de cabeça e os arrepios de frio são justificados exclusivamente pela disfunção do canal da Bx, que deixa de fluir no seu sentido natural e inicia um processo de “contra-fluxo”. Esta alteração traz o Qì [气] e os fluidos para cima. O facto de o primeiro ponto deste canal estar no canto interno dos olhos influencia o funcionamento e a drenagem corretos do nariz que, quando bloqueado, pode causar rinorreia e outros incómodos localizados.

É de salientar que os fenómenos aqui descritos não estão diretamente associados à presença de vírus ou bactérias – tratam-se de mecanismos patológicos externos explicados pela MTC. Quando se mencionam vírus e/ou bactérias é uma tentativa de criar paralelismos entre os dois modelos teóricos, e não uma descrição literal. Não obstante, este mau funcionamento do canal da Bx gera também uma sensação de desconforto ou de dor generalizada no corpo e representa uma quebra no sistema imunitário, aumentando a suscetibilidade a novas invasões externas. Regra geral, partindo do pressuposto de que se está a lidar com um corpo saudável, esta disfunção do canal da Bx volta à normalidade com descanso e aplicação de calor (por exemplo, aplicar calor diretamente na zona abaixo do pescoço, na zona lombar e/ou no baixo ventre pode acelerar o processo).

Por esse motivo, afirmar na comunicação social que constipações não estão relacionadas com frio, mas apenas com vírus, embora vá ao encontro do que está cientificamente comprovado, não favorece a promoção de bons hábitos na sociedade. É necessário promover bons hábitos de vida que estimulem uma boa imunidade. A exposição ao frio e a alterações bruscas de temperatura, de forma não controlada só prejudicam a função imunitária e aumentam o risco de invasões externas.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Livros novos

Duas vidas não chegariam para ler todas as obras-primas que a Humanidade já produziu. Por cada romance novo que nos dispomos a ler, um desses marcos da literatura mundial ficará de fora. E o mesmo se poderá dizer de peças de teatro, pinturas, esculturas, bailados, óperas ou até de artes recentes como filmes e fotografias.

Francisco Martins da Silva

Mulheres da Dinastia de D. Leonor

Somos as “Aventureiras da Leitura”, da associação Olha-Te, das Caldas da Rainha, e queremos relembrar a vida de familiares de D. Leonor que deixaram marca na história de Portugal. No âmbito da celebração do quinto centenário da morte da nossa rainha, continuamos com a tia-avó de D Leonor.

Borgonha